Como a seleção natural age sobre o DNA?
Por: Hélio A.
10 de Setembro de 2020

Como a seleção natural age sobre o DNA?

Biologia Evolução Evolução (Graduação) Evolução (Ensino Médio) Seleção Natural DNA Fenótipo Genótipo Curso superior Ensino Médio

Os biólogos definem a evolução como uma mudança genética em uma população ao longo de gerações. Com o tempo, esse processo de mudança genética pode dar origem a novos genes, novos traços e novas espécies, tudo ocasionado por mudanças no código genético ou DNA (a molécula autorreplicativa). Vários mecanismos resultam em mudanças evolutivas; destes, um dos mais importantes é a seleção natural.

As células replicam o seu DNA quando se dividem; ambas as células filhas herdam uma cópia idêntica. Às vezes, no entanto, o mecanismo de replicação do DNA da célula comete "erros", de modo que uma ou ambas as células-filhas têm uma cópia alterada do código original. Esses erros são chamados de mutações. Elas podem ser boas ou ruins. Mas a maioria das mutações é neutra e gera mudanças genéticas pouco significativas em um curto período de tempo dentro de uma população intercruzante.

Com o tempo, as mutações e a reprodução sexual garantem que os organismos não sejam todos geneticamente idênticos. Frequentemente, alguns organismos são mais adaptados a sobreviver e se reproduzir em um determinado ambiente do que outros. Esses organismos bem adaptados geralmente deixam mais descendentes. Como esses organismos de populações adaptadas passam seus genes para sua prole, as mutações que eles carregam vão, com o tempo, se tornar mais comuns. As mutações que tornam um organismo mal adaptado ao seu ambiente, em contraste, tendem a se tornar cada vez menos comuns com o tempo. Este processo é chamado de seleção natural.

genótipo de um organismo é a coleção de variantes genéticas que possui, ou seja, é seu conjunto de genes. Seu fenótipo, ao contrário, são seus traços – características visíveis do organismo, como cor dos olhos, cor do cabelo, altura e assim por diante, ou seja, a expressão dos genes. Algumas características podem ser afetadas por fatores ambientais. Por exemplo, se você foi desnutrido quando criança, sua altura na idade adulta pode ser menor do que você poderia prever com base apenas em seus genes. Consequentemente, pode haver mais de um fenótipo para o mesmo genótipo.

Assim sendo, a seleção natural atua sobre o fenótipo funcional. Portanto, ela só atua no genótipo indiretamente. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil