Comportamento Animal
Por: Hélio A.
08 de Setembro de 2020

Comportamento Animal

Definições

Biologia Comportamento Animal Comportamento Ecologia Geral

Comportamento pode ser tudo aquilo que um animal é capaz de fazer. Para entender isso melhor, é preciso lembrar que os animais podem exibir comportamentos dos quais deixam de realizar determinadas atividades, parecendo realizar nada. Por exemplo, dormir, hibernar, fingir-se de morto... Mesmo quando um animal aparentemente não faz nada, esse "não fazer nada", também representa um tipo de comportamento o qual tem sua função. Assim, pode-se entender comportamento como um conjunto de todos os atos que um animal realiza ou deixa de realizar. 

Outras definições e características sobre comportamento são:

“Atividade externamente visível de um animal, em que um padrão coordenado de atividades sensorial, motora e neural que responde a mudanças externas ou condições internas”(Beck et al., 1981).

“Uma resposta a estímulos externos e internos, após a integração dos sentidos, componentes neurais, endócrinos e efetores. O comportamento tem uma base genética, portanto, está sujeito à seleção natural e comumente pode ser modificado através da experiência ”(Starr e Taggart, 1992).

A experiência que altera o comportamento está associada à seleção pelas consequências (Skinner, 1981)

“Atividade observável de um organismo, ou seja, qualquer coisa que um organismo faça que envolva ação e/ou resposta à estimulação” (R. Wallace et al., 1991).

“O comportamento pode ser definido como a forma como um organismo responde à estimulação” (D. Davis, 1966).

“O que um animal faz” (Raven e Johnson, 1989).

“Todas as respostas musculares e secretórias observáveis ​​ou de outra forma mensuráveis (ou a falta dela em alguns casos) e fenômenos relacionados, como mudanças no fluxo sanguíneo e pigmentos de superfície em resposta a mudanças na ambiente interno e externo ”(Grier e Burk, 1992).

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil