Formação intelectual huamana
Por: Hélio A.
08 de Setembro de 2020

Formação intelectual huamana

uma visão pedagógica

Pedagogia Superior

Durante o planejamento das aulas, o professor precisa estar a par de todo um conjunto de fatores e ter domínio das mais diversas  tórias referentes ao aprendizado e sua aplicabilidade, além dos conteúdos de sua matéria afim juntamente com o contexto social-historico e a interação interdisciplinar.  Um excelente ponto de partida é conhecer bem os teóricos que formam a base de apoio ao ensino, no nosso caso são 3 principais, Piaget, Vygotsky e Wallon.

Falando a grosso modo e em poucas linhas, em Piaget a construção do conhecimento e da aprendizagem já vem estruturada em fases (esquemas) de acordo com a maturação física do indivíduos, possibilitando se adaptar ao desenvolvimento humano aliado com o vinculo socio0-cultural, portanto o  aluno não somente se guia para conseguir acompanhar o aprendizado em sua maturação física própria, mas acumula isso com o meio em que vive. Vygotsky, compartilha dessa mesma formulação, porem acredita que apesar do aprendizado estar vinculado ao meio  social-cultural e  a maturação física do sujeito, a intervenção  (no nosso caso do professor) é imprescindível, sem ela não há como se adquirir conhecimento, ele só é possível com a intervenção, com um moderador, além de levar em consideração alguns pontos interessantes, pois se introduz o lúdico e a maneira diferenciada das crianças aprenderem.

É Wallon que ressalta a importância de que a maturação física é vital, e o meio social-cultural fato importante, porem não existe uma linearidade nisso, não é porque o individuo se desenvolve fisicamente  de maneira linear,  o conhecimento não é interiorizado de maneira certa e continua, mas vem de altos e baixos, de maneira dialética e conflitante, a pessoa tem que ser vista de maneira completa, dentro de seu contesto social-cultural e como está seu momento naquele instante, pois a cada momento, tudo pode mudar, regredir ou progredir, em continua troca, somente nesse processo, o sujeito consegue se encontrar como pessoa, contextualizando o conhecimento adquirido, juntando com o que já tinha previamente e nesse conflito se desvincular do meio social como um ser único, se encontrando e desencontrando a medida que o que se aprende o coloca em situações de conflito, assim que o conhecimento é absorvido e contextualizado para ele, o conflito passa  (podendo retornar com a próxima descoberta) e partindo para continuar acrescentar conhecimentos conflitos em sua vida.

Portanto se faz de extrema importância conhecer as bases teóricas da formação intelectual humana além do conteúdo a ser dado, isso ajuda a montar melhor seu planejamento, prevendo e auxiliando encontrar os pontos de dificuldade de cada caso e tratá-los a melhor maneira possível.

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