O que são biocombustíveis?
Por: Hélio A.
07 de Setembro de 2020

O que são biocombustíveis?

Como eles podem ser classificados e que características cada grupo possui?

Biologia Biotecnologia ENEM Curso superior Ensino Médio

Biocombustíveis são extraídos de biomassa (normalmente renovável) através de processos específicos, como na extração de óleo ou na fermentação de sacarídeos e outros açúcares (como a cana-de-açúcar). Podem ser de 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª geração.

De primeira geração são derivados de matéria-prima alimentícia e podem competir com a indústria de alimentos por espaço. De segunda geração são derivados de resíduos de matéria-prima (bagaço, cascas, descartes, etc). De terceira geração são utilizados organismos que não competem por espaço com a indústria alimentícia em ponto algum, normalmente proveniente de algas e que não há grande demanda por água doce, havendo possibilidade de utilziar-se água salobra. Os de quarta geração, por fim, se trata de biomassa capaz de armazenar grande quantidade de carbono.

O etanol de primeira geração utiliza como fonte primária sacarídeos os quais têm valor econômico importante para a indústria de alimentos, podendo estabelecer, assim, competição entre campos completamente diferentes entre si, encarecendo preços e prejudicando a população. Já o de segunda geração utiliza partes da planta as quais são “inúteis” ao consumo humano direto. Se trata da celulose, açúcar da parede celular vegetal do qual não aproveitamos e que tem potencial para gerar energia: ser fermentado e transformado em etanol. Dessa forma, não há competição entre campos industriais completamente diferentes. Por sinal, pode gerar maior movimentação econômica ou menores gastos.

Como um microrganismo pode ser modificado geneticamente para otimizar/facilitar a produção de etanol 2G? Um microrganismo geneticamente modificado poderia metabolizar essa parede celular de celulose da cana-de-açúcar ou de outro produto descartado que a contenha em grande disponibilidade. Esse processo pode ocorrer devido à síntese de alguma enzima capaz de promovê-lo.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil