Sinapses: sinalização e comunicação
Por: Hélio A.
04 de Setembro de 2020

Sinapses: sinalização e comunicação

Biologia Neurofisiologia Vestibular Ensino Fundamental ENEM Ensino Médio Geral Fisiologia Curso superior Reforço escolar

Neurônios comunicam-se com outros neurônios, com receptores sensoriais (por exemplo, fotorreceptores, mecanorreceptores) e com efetores (músculos esqueléticos, cardíacos e lisos, assim como com células secretoras e neurosecretoras). Nesses processos de comunicação as sinapses são fundamentais. Os tipos de sinapses são: axodendrítica, axossomática, axoaxônica e dendrodendrítica, podendo ser sinapses elétricas ou sinapses químicas. Em ambos os tipos é possível reconhecer uma região pré sináptica (em um neurônio) e outra pós sináptica (no outro neurônio), uma fenda estreita entre esses neurônios e especializações características de cada tipo de sinapse. 

Independentemente do filo, classe, ou espécie animal o sistema nervoso funciona através da comunicação entre neurônios. Dá-se o nome de sinapse a esse arranjo dos constituintes celulares dos sistemas nervosos que permite a comunicação entre células (neurônios, efetores, receptores sensoriais).

As membranas plasmáticas de dois neurônios aproximam-se somente na região da sinapse elétrica, formando uma pequena fenda, a fenda sináptica (2 – 4nm), entre a membrana do neurônio pré e a membrana do neurônio pós sináptico. Conexônios, são canais hidrofílicos formados por seis conexinas. Esses poros permitem a passagem de íons e pequenas moléculas do citoplasma do neurônio pré-sináptico para o citoplasma do neurônio pós sináptico. Quando há a despolarização do neurônio A os íons Na+ entram no citoplasma desse neurônio e se difundem, devido ao gradiente de concentração, e penetram pelos conexônios no neurônio seguinte. Ocorre assim a despolarização também do neurônio seguinte, após um breve intervalo de tempo. As principais características dessa transmissão na sinapse elétrica são as seguintes: é rápida, fidedigna, bidirecional e capaz de atingir ao mesmo tempo uma rede de neurônios conectados, que podem
funcionar sincronizadamente.

Propriedades das sinapses elétricas

  • As sinapses elétricas são excitatórias, ou seja, em geral quando o neurônio pré sináptico é excitado o neurônio pós sináptico também é excitado. As sinapses químicas podem ser excitatórias ou inibitórias, dependendo da natureza do neurotransmissor, dos receptores e dos tipos de canais na membrana pós sináptica.
  • As sinapses elétricas permitem que neurônios compartilhem informações sobre os estados de excitação e metabólico, provendo um mecanismo para a regulação em larga escala de demandas energéticas das redes de neurônios. Além disso, os canais hidrofílicos podem fechar em resposta à redução do pH intracelular ou à elevação dos níveis de Ca2+, eventos que ocorrem em células que sofrem traumas ou lesões. Dessa maneira o fato dos canais das sinapses elétricas poderem se fechar nessas situações é considerado um mecanismo que isola e salva neurônios de isquemias ou traumas.

Propriedades das sinapses químicas

  • As sinapses químicas podem ser excitatórias ou inibitórias, dependendo da natureza do neurotransmissor, dos receptores e dos tipos de canais na membrana pós sináptica.
  • a fenda é maior, há a liberação de neurotransmissores (NT) na fenda, que interagem com receptores específicos na região pós sináptica.
  • Há uma grande variedade de NT e de receptores, assim como dos mecanismos intracelulares que resultam da interação dos NT com os receptores na membrana, e esses mecanismos intracelulares também são muito variáveis.
  • Em decorrência desse conjunto de propriedade as sinapses químicas são mais lentas (pouco importante em homeotermos endotermos), unidirecionais, e plásticas. Atualmente consideração que a interação entre sinapses químicas e elétricas são um fator adicional de complexidade no funcionamento dos sistemas nervosos.

 

Sugestão de vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=1r-A9RpbIr8

https://www.youtube.com/watch?v=orCuVAq9STM

https://www.youtube.com/watch?v=9wHCawaDE_k

https://www.youtube.com/watch?v=1r-A9RpbIr8

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil