Descrição da dinâmica e do equilíbrio populacional
Por: Henrique V.
22 de Junho de 2022

Descrição da dinâmica e do equilíbrio populacional

Distintos objetos matemáticos

Matemática Ensino Superior Funções Resolução de problemas

Em toda descrição matemática de um fenômeno há sempre um paço importante para ser tomado: qual o melhor objeto matemático para aquela descrição?

É bastante natural, por razões históricas de grande sucesso, que a criação de um modelo matemático se inicie pela escolha de equações diferenciais ou sistemas formados por elas; afinal, boa parte da física clássica e o seu surpreendente sucesso foi construída usando este tipo de objeto para sintetizar toda a dinâmica do sistema, mesmo na física moderna tais objetos são ainda de fundamental relevância e detêm um papel central, apesar da incorporação de novos.

No entanto, a linguagem matemática dispõe de uma variedade de objetos além de equações diferenciais e sistemas formados por elas como ferramentas de descrição do mundo. Aqui, como material de divulgação cultural, será apresentado talvez o exemplo mais clássico e didático que ilustra não apenas a diversidade de objetos matemáticos, as suas características e riquezas descritivas, mas também como um fenômeno conceitualmente equivalente pode exigir numa situação um tipo de objeto matemático e noutra situação um outro tipo de objeto e, ambos, conferindo níveis totalmente diversos de resultados: o equilíbrio e o desenvolvimento populacional.

 

Conteúdo completo

R$ 70 / h
Henrique V.
São Caetano do Sul / SP
Henrique V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Ensino Superior Integração Matemática para Concursos
Mestrado: Cosmologia e Gravitação (Instituto de Fisica da USP (IF-USP))
Sou físico formado pela universidade de são paulo e posso o auxiliar em matérias de física, matemática e computação (ensino médio quanto superior).
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil