Teorema Central do Limite
Por: Henrique V.
22 de Junho de 2022

Teorema Central do Limite

Um apanhado

Estatística Ensino superior Faculdade Profissional Avançado Curso superior

O Teorema Central do Limite (TCL) é um dos mais importantes dentro da Estatística e desempenha papel de destaque na análise de dados, inferências e elaboração de planos de amostras; na análise de erros em mensurações científicas é sempre invocado como princípio de partida a respeito da distribuição de erros.

Apesar de sua importância para a Estatística, o TCL é comumente apenas citado nas literaturas introdutórias sem qualquer demonstração rigorosa; eis aqui, portanto, a proposta de apresentá-lo por completo, fornecendo ao leitor uma demonstração deste teorema de papel tão central. Além disso, após sua apresentação rigorosa, é também apresentada uma discussão a respeito de cuidados com o seu uso e os limites de sua aplicação.

Todos os experimentos e contra experimentos computacionais estão em linguagem R e disponíveis no apêndice para todos aqueles interessados em reproduzir e até mesmo alterar os parâmetros com a finalidade de testar o sistema simulado em condições diferentes, ou mesmo para uso em sala de aula.

Conteúdo completo

R$ 70 / h
Henrique V.
São Caetano do Sul / SP
Henrique V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Estatística Básica 1 Análise de Variância (Anova) Teorema de Bayes
Mestrado: Cosmologia e Gravitação (Instituto de Fisica da USP (IF-USP))
Sou físico formado pela universidade de são paulo e posso o auxiliar em matérias de física, matemática e computação (ensino médio quanto superior).
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil