25 aprile: Festa della Liberazione

No dia 25 de abril a Itália celebra a Festa da Libertação Nacional

Italiano Cultura História
25 aprile: Festa della Liberazione
Ilario G.
em 25 de Abril de 2020

No dia 25 de abril a Itália celebra a Festa da Libertação Nacional. Nesta mesma data, no ano de 1945, o CLNAI (Comitato di Liberazione Nazionale Alta Italia) proclamou a insurreição geral e as forças dos "partigiani", que clandestinamente tinham lutado durante os últimos dois anos contra as forças nazistas e fascistas no centro e no norte da península, tomaram o controle dos principais centros urbanos do norte do país antes mesmo da chegada dos exércitos dos aliados anglo-americanos. Isso, obviamente, não significa que a libertação da Itália teria sido possível sem a ajuda dos exércitos aliados dos grandes países democráticos, mas com certeza testemunha que as melhores energias da nação não esperaram passivamente a ajuda que estava chegando do exterior, mas se juntaram arregaçando as mangas para ser protagonistas de seu próprio resgate. Com certeza, não faltaram erros, na conduta das forças democráticas italianas, mas não há a menor dúvida que, na sua globablidade, a "resistenza" representa uma página nobre da história nacional italiana. Naqueles dois anos, homens e mulheres de posições ideológicas muito diferentes, comunistas, socialistas, liberais, republicanos, democratas cristãos uniram-se para por as bases de uma nova Itália, livre e democrática que, após a escolha republicana no referendum de 1946 e os trabalhos da Constituinte, teve um desenho definido na Constituição de 1948. Esperemos que neste momento, tão dificil para o mundo todo, e de maneira especial para a Itália, mais uma vez as forças melhores de nossa nação possam juntar as energias para uma nova renascença, sem esperar soluções milagrosas vindo do exterior, sem menosprezar, obviamente, a importância das ajudas da União Europeia.

Hoje, mais do que nunca: "Viva l'Italia!" 

Um grande abraço a todos,

Ilario

11 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: "Lingua e Cultura Italiana per Stranieri" (Università di Pisa (Cons. Icon))
Italiano - Preparatório para proficiência área de humanas USP Aulas de Italiano em Grupo Italiano Básico Italiano - Traduções Aulas de Literatura Italiana Preparatório CILS Italiano - preparatório Celi
Professor de Italiano, natural de Florença, com 12 anos de experiência, ministra aulas para quem queira aprender de verdade.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ilario G. Whatsapp do professor Ilario G. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 7 h e 53 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil