25 aprile: Festa della Liberazione
Por: Ilario G.
25 de Abril de 2020

25 aprile: Festa della Liberazione

No dia 25 de abril a Itália celebra a Festa da Libertação Nacional

Italiano Cultura História

No dia 25 de abril a Itália celebra a Festa da Libertação Nacional. Nesta mesma data, no ano de 1945, o CLNAI (Comitato di Liberazione Nazionale Alta Italia) proclamou a insurreição geral e as forças dos "partigiani", que clandestinamente tinham lutado durante os últimos dois anos contra as forças nazistas e fascistas no centro e no norte da península, tomaram o controle dos principais centros urbanos do norte do país antes mesmo da chegada dos exércitos dos aliados anglo-americanos. Isso, obviamente, não significa que a libertação da Itália teria sido possível sem a ajuda dos exércitos aliados dos grandes países democráticos, mas com certeza testemunha que as melhores energias da nação não esperaram passivamente a ajuda que estava chegando do exterior, mas se juntaram arregaçando as mangas para ser protagonistas de seu próprio resgate. Com certeza, não faltaram erros, na conduta das forças democráticas italianas, mas não há a menor dúvida que, na sua globablidade, a "resistenza" representa uma página nobre da história nacional italiana. Naqueles dois anos, homens e mulheres de posições ideológicas muito diferentes, comunistas, socialistas, liberais, republicanos, democratas cristãos uniram-se para por as bases de uma nova Itália, livre e democrática que, após a escolha republicana no referendum de 1946 e os trabalhos da Constituinte, teve um desenho definido na Constituição de 1948. Esperemos que neste momento, tão dificil para o mundo todo, e de maneira especial para a Itália, mais uma vez as forças melhores de nossa nação possam juntar as energias para uma nova renascença, sem esperar soluções milagrosas vindo do exterior, sem menosprezar, obviamente, a importância das ajudas da União Europeia.

Hoje, mais do que nunca: "Viva l'Italia!" 

Um grande abraço a todos,

Ilario

R$ 90 / h
Ilario G.
São Paulo / SP
Ilario G.
5,0 (39 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.564 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Preparatório para proficiências de mestrado e doutorado em Italiano Italiano - Preparatório para proficiência área de humanas USP Italiano Intermediário
Graduação: "Lingua e Cultura Italiana per Stranieri" (Università di Pisa (Cons. Icon))
Professor de italiano, com grande experiência, natural de florença, formado pela universidade de pisa, com certificação da universidade de veneza.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil