"Il Paradiso Fiorentino"

O Paraíso Florentino reconstruído no Museu da "Opera del Duomo"

Italiano Cultura
"Il Paradiso Fiorentino"
Ilario G.
em 26 de Fevereiro de 2020

 

A cidade de Florença é sem dúvida um dos destinos preferidos pelos viajantes que amam a história e a arte. Ela é justamente definida a Capital do Renascimento por ter sido o centro propulsor daquele movimento que, pretendendo recuperar os segredos da arte e da cultura da antiga Roma, conseguiu ir muito além disso. Grandes florentinos como Brunelleschi e Donatello iam a Roma para admirar os restos da cidade Caput Mundi e procurar entender como os antigos artistas tinham realizado obras tão maravilhosas. Os estudos deles permitiram desvendar as técnicas utilizadas na antiguidade e aperfeicoá-las ulteriormente.

Florença, porém, foi grande centro de produção artística e cultural desde a última fase da idade média bem antes do renascimento. Passeando pela ruas da cidade, as duas maiores, mas não únicas, concentrações de obras de arte se encontram na "Piazza del Duomo", centro da vida religiosa, e na "Piazza della Signoria, centro da vida civil.

A "Piazza del Duomo" tem seu ponto central no espaço que existe entre a porta oriental do Batistério de "San Giovanni Battista" e a fachada da catedral. Tradicionalmente os católicos chamavam de "Paraíso" o espaço existente entre o Batistério e a corrispondente Igreja Matriz. Com esta denominação queria-se ressaltar a alegria dos cristãos recém-batizados, que iam participar pela primeira vez da eucaristia. É pensando nesta tradição que Michelangelo Buonarroti deu este nome à Porta Oriental do Batistério de San Giovanni realizada por Lorenzo Ghiberti, porque por ela os novos cristãos acessavam ao "Paraíso" e ao mesmo tempo ele pretendia ressaltar a grandeza da obra do Ghiberti. Hoje no Batistério encontra-se uma cópia fiel da porta original, que pode ser admirada no Museu da "Opera del Duomo". Aliás no Museu da "Opera del Duomo" encontra-se uma magnífica reconstrução do Paraíso Florentino. Sim, porque dentro de uma grandíssima sala foram colocadas de um lado as três grandes portas originais do Batistério (com a Porta do Paraíso no centro) e do outro lado uma reconstrução fiel da antiga fachada da catedral onde foram colocadas também muitas estátuas originais que foram realizadas para adorná-la.

Muitos outros tesouros estão contidos neste Museu, mas visitá-lo valeria a pena tão somente para poder viver durante alguns minutos neste espaço encantado.

Ilario G.

4 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: "Lingua e Cultura Italiana per Stranieri" (Università di Pisa (Cons. Icon))
Preparatório CILS Italiano - Preparatório para proficiências área de Direito USP Italiano no Skype (Sala Profes) Aulas de Conversação de Italiano Italiano para Crianças Interpretação de Textos em Italiano Italiano Básico
Professor de Italiano, natural de Florença, com 12 anos de experiência, ministra aulas para quem queira aprender de verdade.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ilario G. Whatsapp do professor Ilario G. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 18 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil