"TORTELLINO" OU "CAPPELLETTO"?
Por: Ilario G.
23 de Dezembro de 2019

"TORTELLINO" OU "CAPPELLETTO"?

Algumas curiosidades sobre duas delícias italianas

Italiano Cultura gastronômica italiana

Caríssimos amigos, o Natal se aproxima e nesta tarde, enquanto olhava uma equipe de três gerações de minha família cultivar as tradições deixadas pela "Nonna Iole", preparando os "cappelletti" para o almoço da festa, resolvi compartilhar com vocês um texto sobre este assunto, que escrevi uns anos atrás em minhas horas vagas e que já tinha publicado no blog da escola Monte Bianco na época em que coordenava a equipe de seus professores. 

Muitas pessoas costumam confundir duas grandes especialidades da cozinha italiana, que, ao contrário, têm características e origens territoriais bem diferentes: o "tortellino" e o "cappelletto".

Ainda lembro quando, numa das primeiras ocasiões nas quais comi na casa dos meus futuros sogros, a mãe da minha namorada, normalmente muito sorridente, fixou um olhar severo em mim, no momento em que a parabenizei pelos seus deliciosos "tortellini". Naquele instante não enntendi bem o motivo desta mudança repentina de humor, mas, logo em seguida, Lisa, ainda hoje cruz e delícia da minha vida, me deu uma aprofundada aula sobre as consideráveis diferenças entre as duas receitas e, de maneira especial, ressaltou que na casa dela preparavam-se somente excelentes "cappelletti"

Um primeiro elemento que deveria ajudar a distinguir o cappelletto do tortellino é a origem geográfica da receita: o berço do tortellino é a Emília, de maneira especial as províncias de Bologna e Modena, enquanto a terra natal do cappelletto é a Romagna, mas se cozinham ótimos cappelletti também na cidade emiliana de Ferrara, nas regiões das Marche e da Umbria e em vários outros lugares da Itália.

Um segundo importante indício, que pode se tornar útil na nossa investigação que visa apurar se estamos comendo um cappelletto ou um tortellino, è a observaçõa do recheio: o tortellino tem presunto cru e queijo parmesão, mas contém também carne de porco assada, ao contrário do cappelletto de algumas áreas da Romagna que tem somente queijo, mas em outra áreas, como na província de Forlí, se utiliza também a carne de porco, exatamente como na receita que minha sogra deixou como herança à minha esposa.

O elemento fundamental, porém, que tira qualquer dúvida sobre o nome certo do pedacinho de massa recheada que estamos comendo, é a forma. O cappelletto tem uma inconfundível forma de chapeuzinho, devida ao fato que o triângulo de massa é fechado encostando pela frente suas extremidades. No tortellino a massa é fechada aproximando os vertices opostos do triângulo no sentido contrário, envolvendo por um instante o dedo de quem está artesanalmente realizando esta obra de arte. Isso confere ao produto final a agradável aparência de um umbigo. Parece, com efeito, que a observação de um umbigo feminino, talvez aquele da deusa da beleza Vênus, tenha inspirado o anônimo criador do tortellino. No cappelletto, ao contrário, se até quisessemos enxergar nele, virando-o para cima e para baixo, o aspecto de um umbigo, isso pertenceria a uma Vênus um pouco mais fofinha. Alguém, inclusive eu, poderia apreciar ainda mais a graça do que lhe se apresenta.

Um grande abraço e "Buon Natale a tutti voi!

No link abaixo Lisa explica e mostra a diferença essencial entre o tortellino e o cappelletto.

As formas diferentes de tortellino e cappelletto

R$ 90 / h
Ilario G.
São Paulo / SP
Ilario G.
5,0 (39 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.553 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Italiano - preparatório Celi Preparatório para proficiências de mestrado e doutorado em Italiano Aulas de Italiano em Grupo
Graduação: "Lingua e Cultura Italiana per Stranieri" (Università di Pisa (Cons. Icon))
Professor de italiano, com grande experiência, natural de florença, formado pela universidade de pisa, com certificação da universidade de veneza.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil