"Tu piaci" ou "Ti piace"?

Algumas observações sobre o uso correto do verbo "piacere" em italiano.

Italiano Básico Escrita Conversação Aulas De Conversação
"Tu piaci" ou "Ti piace"?
Ilario G.
em 21 de Novembro de 2019

Caríssimos amigos,

dedicamos essa nova "dica" ("dritta", em italiano) ao uso de um verbo que normalmente é um pouco difícil a ser digerido pelos alunos brasileiros: o verbo "piacere".

O verbo "piacere" é utilizado em italiano para expressar o conceito para o qual, em português, se usa o verbo "gostar", mas a construção da frase exigida por estes dois verbos nos dois idiomas è bastante diferente. 

Em português, com o verbo "gostar", o sujeito da frase é a pessoa que "gosta", a pessoa que "experimenta" um prazer por alguém ou alguma coisa. Por conseguinte, por exemplo, olhando para minha amada xícara de café, eu falo: "Eu gosto de café". "Eu" sou o sujeito da frase, que determina a escolha da forma verbal, nesse caso, na primeira pessoa singular. "O café" é um simples complemento que especifica a coisa que suscita meu prazer. Em italiano, porém, não se fala: "Io piaccio del caffè" ou "Io piaccio il caffè". Em italiano se fala: "Mi piace il caffè". Aqui, "il caffè", que suscita meu prazer, se torna o protagonista, o sujeito da frase, e determina a escolha da forma verbal, nesse caso, na terceira pessoa singular e "io", que gosto de café, sou um simples complemento da frase que indica o destinatário deste prazer: "il caffè piace" (dá prazer), dá prazer a quem? A mim! Este destinatário do prazer será precedido pela preposição "a", se indicado por um nome ou um pronome tônico. Por exemplo: "A Ilario piace il caffè" ou "A me piace il caffè". A preposição "a", porém, não será utilizada quando for usado um pronome indireto átono. Nesse caso falaremos simplesmente: "Mi piace il caffè". Então, resumindo, em português: "Eu (protagonista) gosto de café". Em italiano: "Mi piace il caffè" (que é o protagonista e sujeito gramatical). Por conseguinte, o verbo "piacere" é usado prevalentemente nas terceiras pessoas: "piace" quando manifestamos o prazer por uma coisa, "piacciono" quando manifestamos o prazer por mais coisas. Portanto, teremos "mi piace il caffè" e "mi piacciono gli spaghetti". É usado nas terceiras pessoas prevalentemente, mas não exclusivamente. É possível usar "piacere" nas demais pessoas também, mas é oportuno prestar bastante atenção ao sentido do que estamos dizendo. Por exemplo, caso você queira dizer que "teu amigo Mario gosta de Maria", você não pode falar para ele: "Tu piaci a Maria", porque ele vai entender que "Maria gosta dele". "Tu piaci a Maria" è correto, mas significa que "Maria gosta de você" (em nosso exemplo, dele, de Mario) e talvez isso não seja verdade e o coitado do Mario poderia se iludir. Você deverá dizer: "Ti piace Maria", para falar que ele gosta de Maria, sem criar confusão e falsas ilusões na cabeça de nosso amigo apaixonado. 

Um grande abraço e até a próxima

Ilario

Assistam ao vídeo no link: Vídeo sobre o uso do verbo "piacere" em italiano.

1 avaliação
Ilario está online
São Paulo / SP
Graduação: "Lingua e Cultura Italiana per Stranieri" (Università di Pisa (Cons. Icon))
Tradução do e para o Italiano Italiano - Preparação para Cils e outros exames de certificação Italiano - Aprendizado geral da língua Aulas de Literatura Italiana Aulas de Conversação de Italiano Italiano - Curso de italiano básico rápido para viagem Italiano - Preparação para exames de proficiência Usp
Professor de Italiano, natural de Florença, com 12 anos de experiência, ministra aulas para quem queira aprender de verdade.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 85 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ilario G. Whatsapp do professor Ilario G. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 5 h e 7 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil