Kanji - Leitura de Ingresso do Museu Miho
em 29 de Junho de 2019
Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, com uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. É evidente a dimensão política da Etnomatemática. O professor Ubiratan D'Ambrósio para compor a palavra etnomatemática utilizou as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos). Aprender Matemática é um direito básico de todos e uma necessidade individual e social. Portanto, é fundamental que os educadores tomem consciência desses conceitos a fim de proporcionar a contextualização da Matemática para tornar as aulas dinâmicas e estimular a curiosidade dos alunos.
Para mais detalhes sobre Etnomatemática, recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=m2SJwJrCK4U&list=PLHNze2JEjilvzDjlRI4-yWnJQnZGoQHTQ