Muitos alunos quando começam a estudar afirmam que não tiveram grandes problemas ao aprender o inglês. Para eles, o processo ocorreu de forma natural, sem atentar às questões gramaticais e sem sentir que estavam aprendendo uma língua nova. Quando se deparam com outras línguas estrangeiras (alemão, francês, italiano e muitas outras) se frustram ao perceberem que o processo será mais lento em comparação ao famigerado inglês. O que acontece?
Há muitas respostas e conjecturas possiveís, porém o foco aqui é tentar repitir esse êxito que obtiveram aprendendo anteriormente. Uma das principais dificuldades é conseguirem "cercar- se " da língua estrangeira que estão aprendendo. Os estudantes tem pouquíssimo contato com a nova língua e quando decidem conhecer melhor a cultura do idioma que estudam, decidem fazê-lo através de filmes. Ora, nós enquanto nativos de português sabemos que ver um filme e entendê-lo é um processo para fluentes, além de ser cansativo por conta da duração do mesmo!
Mas vocês me dizem, ahh não é necessário entender todos os diálogos para compreender um filme! Concordo, mas quantas pessoas têm realmente tempo para ver filmes (com frequência) para adquirirem um vocabulário ou praticar a pronúncia ? Esse processo cansativo acaba por desestimular os alunos, que inevitavelmente acabarão por renunciar ao desejo de aprender uma nova língua. O que podemos fazer então?
A primeira coisa que recomendo é a leitura! Mas uma leitura que os agradem, sobre um assunto que seja pertinente em sua vida. Não lê sobre política em português, qual o sentido de ler em francês? Contem aos seus profs quais assuntos lhe interessam! tenho alunos dos mais diversos ramos profissionais e oriundos de cursos diferentes. Uma maneira de puxá-los para amar o francês é preparar aulas onde eles aprendam sobre o que já gostam e usam no dia a dia. Um exemplo disso são os estudantes de direito. É muito interessante como prof, preparar aulas cujos temas serão sobre a justiça francesa, as leis e etc.
Gosta de culinária? que tal então descobrir umas receitas de outros países, no idioma estrangeiro? É fã de cinema? Leia uma crítica do seu filme favorito (aquele que você já decorou a história) em francês! A leitura é um processo individual que auxilia na compreensão gramatical, enriquece vocabulário e de quebra te ensina algo novo.
Um exemplo no francês é o vocabulário parecido! Muitassss palavras são facéis de entender e até se escrevem da mesma maneira! Quer ver (ler)? porta em francês é porte. Livro é livre.Morte é mort. E por aí vai...tem milhares de palavrinhas que são muito parecidas... MASSSSS e como faço para não esquecer o que eu estudo? Aí entra a frequência! Leu um artigo num dia, releia-o no outro. Escreva frases, procure o vocabulário, tente usar na aula, procure sinônimos de palavras diferentes, dá uma olhadinha antes de dormir... O importante é a frequência! converse com seu prof sobre o que leu, mostre o que te interessa. Nada deixa nós profs, mais orgulhosos do que alunos que estão desbravando a língua estrangeira!
Para estudantes de francês, vou deixar algumas dicas de músicas e sites, ok?
musiquinhas:
coeur de pirate (cantora canadense)
les soeurs Boulay (dupla canadense)
Mes aieux( banda folk canadense)
Pomme, clara luciani,claire laffut (cantoras francesas e belga)
requin chagrin, la femme, videoclub (bandas francesas)
sites:
allocine (sobre cinema)
les inrocks (site sobre cultura pop)
Le journal de montréal
le figaro, le monde, le nouvel observateur *jornais franceses
rfi savoirs e tv5 (sites para estudar)