Precarização do trabalho no Brasil
Por: Jacquelyne O.
21 de Janeiro de 2020

Precarização do trabalho no Brasil

Economia Economia do Trabalho

Já é mais do que comprovado o quão o bem estar do trabalhador exercendo a sua função afeta diretamente a qualidade do seu trabalho e a sua produtividade, contudo, oportunidades de emprego que ofereçam condições atrativas a seus empregado estão cada vez mais escassas nos dias de hoje.

Ainda que a empregabilidade tenha voltado a se desenvolver no Brasil, ainda são muitos a espera de uma oportunidade de emprego. Muitas das ofertas possuem condições desumanas como: baixo salário incompatível com o custo de vida ou pouquíssimo tempo para descanso. Por outro lado, muitas das vagas que oferecem um salário um pouco mais elevado fazem exigências descabidas para determinada função. 

Vendo as dívidas se acumulando o desempregado tende a aceitar tais condições e passa a se ver em uma situação cansativa trabalhando em uma escala 6X1, sem ver a luz do sol e tendo que se desdobrar para fazer com que o salário dure até o fim do mês.

Esta é a realidade de muitos brasileiros, que poderia ser transformada a partir de medidas de distribuição de renda e de iniciativas privadas que visem a valorização do ser humano e não somente do lucro.

 

Por Jacquelyne Oliveira

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil