Sinopse Do capitulo 4 livro
Por: Jacquelyne O.
21 de Janeiro de 2020

Sinopse Do capitulo 4 livro

Entre a Arte e a Docência

Pedagogia Acompanhamento Pedagógico

Nome: Jacquelyne Neves de Oliveira
RA: 0050061371
Curso: Dança
Turma: 4MA
Turno: Manhã

                  Entre a arte e a docência/Cap. 4

                                          As técnicas do corpo

  • “Não podemos falar sobre “técnicas corporais” sem antes mencionar os trabalhos de Marcel Mauss (1872-1950).” (P.42) Ele foi o primeiro a propor a noção de técnica do corpo.

  • “Mauss classificou as técnicas do corpo segundo diferentes princípios: sexo, a idade, o rendimento (ou adestramento) e o ensino dessas técnicas” (P. 43) Ele concluiu que todas as ações humanas são baseadas em técnicas adquiridas.

  • “A aprendizagem dessas técnicas se da de duas maneiras: por meio de enculturação e por meio de aculturação” (P.43) A inculturação, ocorre de maneira reflexa e espontânea durante a infância onde se aprende por imitação incorporando ações. A aculturação é o processo de aquisição de um adulto, pela educação de técnicas codificadas  determinadas pela sua sociedade e cultura.

  • “A maior contribuição de Mauss para nossa reflexão reside na compreensão de que as técnicas corporais são resultantes de uma aprendizagem permanente fo homem que o acompanha do nascimento até a morte, e de que essa aprendizagem é batizada pelo aspectos culturais da sociedade onde esse homem se insere.”(P.43) O contexto social e cultural esta profundamente relacionado com as ações físicas das pessoas, determinando qual a maneira que devem se movimentar, porque se movimentar e onde podem ou devem se movimentar.

Corpo (Singular) ou Corpos (plural)? Técnica (singular) ou Técnicas (plural)?

 

  • “Quando se fala em técnicas corporais, deve-se usar sempre o plural, pois não há apenas um corpo e sim vários corpos sustentados por diversas técnicas e experiências particulares. O corpo tem uma forma especifica (daí a especificidade do sexo, do volume, do peso, etc.); o corpo é, ao mesmo tempo, memória, reservatório de uma história passada, e projeção do futuro, com sua bagagem genética, seus sonhos, desejos, projetos, etc.” (P.45) Dentro de uma coletividade alimentada por técnicas culturais partilhadas, há a individualidade, que precisa ser respeitada em sua diferença com os demais, ou seja, dentro de uma sociedade que compartilha as mesmas ações predeterminadas cultural e homogeneamente existe a singularidade, pois os corpos são diferentes em suas características de peso, altura, sexo, idade, etc.

  • “Num país onde a herança machista ainda esta presente, raramente se veêm meninos em aulas de balé.” (P.45) Movimentos delicados, manipuláveis e dóceis são vinculados ao papel social estabelecido para as mulheres e por isso nossa sociedade identifica a técnica clássica como uma técnica “inerente” ao corpo feminino e que não deve ser “incorporada” ao corpo masculino, já que não confere com seu papel social baseado em características de força física expressa em ações abruptas.

As técnicas da educação somática a procura do corpo neutro

 

  • “Esse corpo neutro, significa um corpo mais próximo da sua naturalidade, um corpo menos técnico e mais vivo.” (P.49) Um corpo neutro também pode significar um corpo livre, livre de estereótipos, preconceitos, etc.

 

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