A Contrarreforma
Por: Jéssica C.
06 de Maio de 2022

A Contrarreforma

Reforma Católica

História História Geral Vestibular ENEM Ensino Médio Reforço Escolar

A Contrarreforma ou Reforma Católica

 

               A reação da Igreja Católica ao protestantismo resultou na Contrarreforma. A Igreja vinha perdendo autoridade em toda a Europa, sobretudo entre os reinos alemães e da França. Essa perda teve reflexos no número de fiéis e, consequentemente, de bens. Nesse contexto, foi organizado o movimento da Contrarreforma Católica, que teve no Concílio de Trento (1545-1563) o momento-chave da reação católica.

               O Concílio foi composto por sacerdotes católicos, mas também por reformistas protestantes. O intuito era tentar estabelecer uma conciliação, mas a realidade foi outra. A reunião acabou se tornando uma forma de condenação da doutrina reformada e uma reafirmação dos dogmas católicos e fortalecimento da autoridade do papa.

               Dessa maneira, os dogmas da Igreja Católica que foram confrontados pelos protestantes acabaram se mantendo. Dentre eles, o culto aos santos e à Virgem Maria, a salvação por boas obras, a transubstanciação, o purgatório e os sete sacramentos. O catecismo (conjunto de instruções dogmáticas e preceitos da doutrina católica que eram ensinados aos fiéis) foi usado para difundir os preceitos católicos entre a população e, com isso, combater o “desvio” protestante.

               Além disso, a Igreja Católica buscou realizar uma purificação moral, como assim diziam, que nada mais era do que coibir abusos do clero e estabelecer normas rígidas para a preparação e a formação teológica de padres e para a nomeação de cargos eclesiásticos. Nesse mesmo intuito, a Igreja publicou uma lista de livros considerados hereges e, assim, proibidos os católicos, o chamado Index Librorum Prohibitorum, 1966. Uma outra medida foi a reativação do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), que teria a finalidade de controlar os erros e os desvios doutrinários e morais do clero e de seus fiéis.

               A criação da Companhia de Jesus tornou-se o ponto alto da Contrarreforma. A companhia tinha a finalidade de converter os povos não-cristãos ao catolicismo através do ensino e catequização da África e dos povos indígenas na Ásia e da América recém-conquistada pelos europeus. Os agentes da Companhia de Jesus eram chamados de jesuítas ou “soldados de Cristo”, e eram identificados dessa forma devido seu treinamento militar e a sua obediência total ao papa.

R$ 40 / h
Jéssica C.
João Pessoa / PB
Jéssica C.
3,5 (11 avaliações)
Tarefas resolvidas 20 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Professora de reforço escolar para ensino fundamental e médio há 6 anos. Aprender comigo nunca foi tão fácil!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil