A Importância dos Jogos Tradicionais e Eletrônicos
Por: Jéssica C.
24 de Outubro de 2022

A Importância dos Jogos Tradicionais e Eletrônicos

Seus principais impactos

Teoria dos Esportes Ensino Fundamental Ensino Médio Curso superior

Jogos tradicionais são aqueles que se brinca desde sempre. Geralmente são brincadeiras e atividades antigas, que foram passadas de geração em geração. Como exemplo, tem-se “Pega-pega”, “Esconde-esconde”, Cabra-cega, Cara ou coroa, bolinha de gude, além de jogos de tabuleiro, como xadrez, dama, WAR, entre outros.

          Com a invenção dos fliperamas, primeiras máquinas de jogos, em 1971, surgem os primeiros jogos eletrônicos. Máquinas conhecidas até os dias de hoje como, como “Computer Space”, Pinball e Pac-Man, essas máquinas tomaram conta das horas vagas de crianças, jovens e até adultos da época.

          Os jogos tradicionais, apesar de muitos deles serem considerados antigos ou até ultrapassados, nunca devem deixar de fazer da rotina de uma criança. Por se tratar de atividades que envolvem movimento, comunicação, interação e socialização, as crianças podem ter um desenvolvimento integral de suas habilidades, pois elas acabam tendo maior consciência corporal, melhorando sua motricidade e cognição.

          Diferentes tipos de brincadeiras podem despertar os sentidos mais diversos de uma criança. As contribuições não são poucas, mas uma que ganha grande destaque é no desenvolvimento da personalidade e socialização delas. Pessoas muito tímidas e introspectivas experimentam numa brincadeira de roda a oportunidade de interagir com outras crianças de sua idade. Outras atividades que envolve comandos de ação, podem despertar o altruísmo e empatia das crianças. Além disso, é de fundamental importância a participação dos adultos neste processo, pois trata maior segurança para a criança e adolescente que faz parte da atividade e ajuda a solucionar conflitos internos.

          Apesar de mais recente, os jogos eletrônicos não ficam para trás quando o assunto é diversão. Pelo contrário, com o advento das tecnologias em desenvolvimento, os jogos eletrônicos vêm criando ambientes virtuais cada vez mais realistas, levando as crianças e adolescentes a lugares nunca visitados fisicamente.

          Os jogos eletrônicos, quando bem ponderados e acompanhados, também trazer seus benefícios. A exemplo disto podem ser citados jogos que estimulam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade. Esses jogos estão cada vez mais presentes nos ambientes escolares, na rotina de casa das crianças e adolescentes, e podem ser encontrados também em lugares destinados a eles, como shoppings e lan houses.

          Jogos de estratégia, aventura, ação e velocidade estão entre os preferidos da garotada. Moderação é o segredo para não exceder os limites do corpo e da mente, e ter uma relação saudável com as atividades eletrônicas.

          É inegável a importância e a necessidade de atividades que estimulem o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Tanto os jogos tradicionais quanto os jogos eletrônicos podem desempenhar bem esse papel na infância e juventude. Precisa haver um equilíbrio para que um tipo de atividade não exerça dominância sobre o outro, mas sim que haja cada vez mais interação entre as partes envolvidas (criança, adulto, educador, amigos, responsáveis).

          Saber ouvir e entender a necessidade de cada criança ajuda no processo de descobrimento que cada uma delas passa. E, para que a infância seja natural, saudável e divertida, introduzir atividades tradicionais e eletrônicas desde cedo, que se adaptam a cada realidade, trará grandes mudanças e conquistas para o cotidiano delas.

R$ 40 / h
Jéssica C.
João Pessoa / PB
Jéssica C.
3,5 (11 avaliações)
Tarefas resolvidas 20 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Professora de reforço escolar para ensino fundamental e médio há 6 anos. Aprender comigo nunca foi tão fácil!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil