A Importância dos Jogos Tradicionais e Eletrônicos
em 24 de Outubro de 2022
Edvardo Munch
Nascido em 12 de dezembro de 1863, o pintor e gravador Edvard Munch conquistou o mundo com sua arte. Ele era norueguês, filho de Christian Munch e Laura Catherine Munch, e possuía quatro irmãos. Perdeu a mãe muito cedo (aos cinco anos de idade) e foi criado por seu pai desde então, que era médico do exército da Noruega.
Edvard teve uma juventude frágil, pois sofria de uma doença que o deixava de cama. Foi expulso da escola por excesso de faltas, mas, posteriormente, foi estudar na Escola de Artes e Ofício de Oslo, onde aprendeu a pintar.
Anos depois, o pintor aplica seus conhecimentos em pintura num estúdio próprio na cidade de Oslo. É quando ele tem contato com suas veias expressionistas. A partir de 1889, Munch ganha diversas bolsas de estudos pela Europa (Berlim, Paris, Nice, Florença e Roma) e passa a se aperfeiçoar.
Em 1893, Munch cria sua obra famosa “O Grito” e se torna um dos maiores representantes do expressionismo pictórico. Este quadro retrata a angústia e o desespero e foi inspirado nas decepções do artista em seus relacionamentos amorosos e entre amigos.
Edvard Munch falece em 23 de janeiro de 1944, aos 80 anos em Ekely e seu corpo encontra-se sepultado em Oslo, na Noruega.
Referências