A influência da taxa de juros na economia brasileira
Por: Jéssica C.
21 de Fevereiro de 2022

A influência da taxa de juros na economia brasileira

Seus principais impactos

Economia Economia Brasileira Macroeconomia Básica Economia Brasileira Contemporânea

A Economia é uma ciência que consiste em estudar e analisar a produção, distribuição e consumo de bens e de serviços numa sociedade. Um de seus grandes pilares, que movimentam e aquecem o mercado em que atual, é a taxa de juros. Estudos mostram que os primeiros indícios de que os juros foram cobrados em alguma transação foi na Babilônia, há mais de 2000 anos a.C. Ele passou a ser aplicado a partir do momento em que o homem começou a entender a relação entre dinheiro e tempo.

          Hoje em dia, o órgão responsável por estudar e executar políticas monetárias no Brasil é o Banco Central do Brasil. É através dele que o mercado atua e se baseia para realizar toda e qualquer transação monetária. Dentre essas políticas têm-se a aplicação de taxa de juros em todas as transações. Tais aplicações garantem o rendimento e o movimento do mercado, movimento este necessário para o bom funcionamento da economia.

          Quando a economia de um país está em queda, é comum que o Banco Central altere sua taxa de juros, já que todo investimento no mercado financeiro é afetado e/ou influenciado por essa taxa de juros. Dessa forma, pode-se encontrar um equilíbrio na economia e o país não venha passar por maiores dificuldades. Economicamente falando, a redução de taxas de juros, principalmente da taxa Selic no Brasil, favorece o consumo e produção de mercadorias, ou seja, a população passa a ter um maior poder de compra, já que o crédito está mais barato e, consequentemente, as empresas passam a produzir mais, aumentando assim a empregabilidade.

          Por outro lado, grandes investidores podem sofrem algumas perdas com essa redução na taxa de juros, pois, com juros baixo, a rentabilidade da renda fixa diminui. Uma alternativa para esses investidores seria passar a aplicar seus investimentos em renda variável enquanto a economia está em processo de oscilação. O importante é garantir a empregabilidade da população, trazendo para elas a possibilidade de adquirir bens essenciais e movimentar a economia com suas contribuições, sejam elas através de sua força de trabalho ou por meio do consumo. Dessa forma, a economia volta aos poucos e de forma moderada a trilhar em seus eixos e o país volta a crescer e desenvolver economicamente.

R$ 40 / h
Jéssica C.
João Pessoa / PB
Jéssica C.
3,5 (11 avaliações)
Tarefas resolvidas 20 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Professora de reforço escolar para ensino fundamental e médio há 6 anos. Aprender comigo nunca foi tão fácil!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil