Principais obras de Giotto di Bandone
Por: Jéssica C.
21 de Fevereiro de 2022

Principais obras de Giotto di Bandone

Obras e vida do artista

História da Arte Ensino Médio Ensino Superior Teoria da Arte

Giotto Di Bandone

29 de novembro de 2021

Considerado o primeiro representante da pintura renascentista, o discípulo de Cinni di Pepo, Giotto Di Bondone, foi um grande nome da arte italiana durante o século XV. Depois de deixar Roma, Giotto foi para Assis, onde pintou uma série de afrescos na recém-construída Basílica de São Francisco de Assis. A pintura do teto da catedral é sua primeira obra muito importante. Outra obra de destaque é o afresco da igreja de Santa Maria Novella e sua enorme cruz de cinco metros de altura. Em 1295, ele foi ordenado e ingressou na Guilda dos Pintores. Seis anos depois, ele abriu seu próprio estúdio em Florença, onde faleceu anos depois. Seu trabalho foi tão marcante que sua reputação manteve-se viva mesmo depois de um século de sua morte.

O Renascimento na Itália

O Renascimento ou Renascimento italiano ocorreu na Europa do século XIV ao século XVI. Pode-se dizer que este é um período de transição entre a Idade Média e os tempos modernos, e o pensamento social e cultural passou por grandes mudanças, que se refletem na economia, na política e na religião. Em seu livro "A Cultura da Renascença Italiana", escrito em 1867, Jacob Burckhardt definiu claramente o termo "Renascença" como o entendemos hoje. Este é um período de "descoberta do mundo e descoberta da humanidade". O retorno do paradigma clássico antigo com o humanismo e o naturalismo como ideais é o principal comandante de todo o período da experiência de uma época e do renascimento da ciência.

Contexto Histórico

A arte renascentista é famosa por sua grandeza. Financiados por banqueiros e patrocinadores, os artistas renascentistas criaram obras que foram consideradas belas em seu apogeu. Os exemplos incluem a Mona Lisa, a Capela Sistina e o nascimento de Vênus. Embora todo artista tenha liberdade para criar, a arte da Renascença tem algumas características comuns, como realismo, habilidades de perspectiva e apreciação da cultura greco-romana. Além disso, a arte do Renascimento quebrou uma série de barreiras. Os prazeres terrenos e a beleza física que antes eram considerados pecaminosos pela Igreja Católica agora são sublimes. Os humanos começaram a ser representados como o centro do universo, em oposição à sacralidade da Idade Média.

Características principais

Os temas das obras de Giotto centram-se na atuação dos santos da Igreja Católica, que são figuras humanizadas, semelhantes às pessoas comuns.

As principais características de suas obras são: Estilo do naturalismo, fusão da realidade e da natureza; Lidar com eventos diários, não com o tradicionalismo da arte medieval; A existência de estrutura hierárquica: cada gráfico é representado de acordo com sua importância. Por exemplo, Jesus é sempre representado acima dos santos, maior do que os anjos; O ser humano é retratado com características próprias, mantendo sua identidade e individualidade; Preste atenção à vida e à imagem do personagem. Segundo o escritor austríaco Ernst Fisher, Giotto é o primeiro mestre do novo humanismo. Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, incluiu Giotto em suas obras, chamando-o de um grande pintor que superou seu mestre Cimabue.

Giotto influencia até os dias de hoje na forma de fazer arte. Ele inovou ao adicionar movimento às suas cenas, sua pincelada contradiza a técnica vigente na época. O corpo passou a ter um estilo de volume e contraste de claro e escuro. Com Giotto, as imagens passaram a ser vistas em perspectiva.

R$ 40 / h
Jéssica C.
João Pessoa / PB
Jéssica C.
3,5 (11 avaliações)
Tarefas resolvidas 20 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Professora de reforço escolar para ensino fundamental e médio há 6 anos. Aprender comigo nunca foi tão fácil!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil