Tarsila do Amaral
Por: Jéssica C.
05 de Maio de 2022

Tarsila do Amaral

Artista Visual

História da Arte Ensino Médio ENEM Pré-Vestibular

Breve História

          Tarsila do Amaral foi uma importante desenhista e pintora brasileira, uma das maiores artistas da época em que viveu. Grande influenciadora da primeira fase do Movimento Modernista Brasileiro, seu nome fez muito sucesso no Brasil, juntamente com Anita Malfatti e Oswaldo de Andrade, e no exterior. Nas artes plásticas, contribuiu com a introdução do movimento antropofágico, que visava estimular uma cultura de caráter nacional.

 

Biografia

          Filha de família abastada, Tarsila nasceu em Capivari, interior de São Paulo, onde viveu com seus pais e seus sete irmãos durante toda sua infância e adolescência. Seus pais eram José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Eles herdaram de seus pais várias fazendas e outros bens, o que os tornou conhecidos na região pela riqueza e tradicionalismo.

          Na adolescência, a pintora foi morar em São Paulo junto com sua família. Lá estudou em um colégio de freiras e no Colégio Sion. Aos 16 anos se mudou para Barcelona, na Espanha, para dar continuidade a seus estudos e lá pintou seu primeiro quadro, conhecido como “Sagrado Coração de Jesus”.

          Ao voltar para o Brasil, em 1906, Tarsila casa-se com seu primo, André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha chamada Dulce Pinto. Porém, devido conservadorismo da época e a falta de apoio por parte do seu cônjuge, Tarsila e André se separam em 1920.

          Logo em seguida, a artista parte para a Europa para aprofundar seus estudos. Em Paris, estudou na Academia Julian, que era uma escola de pintura e escultura. Frequentou também o ateliê de Émile Renard, renomado artista da época.

          Quando teve conhecimento do início da Semana de Arte Moderna no Brasil (1922), Tarsila do Amaral resolve voltar para seu país de origem. Nesse período ela conheceu o escritor modernista Oswaldo de Andrade, com quem posteriormente teve um relacionamento de 4 anos, que teve seu fim em 1930.

          Juntamente com Oswaldo de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral integrou o famoso “Grupo dos Cinco”. Tal grupo tinha a finalidade de modificar o cenário histórico-cultural e artístico do país, assim como trazer à cultura brasileira as influências das vanguardas europeias.

          No ano de 1929, a artista tem sua primeira exposição individual no Brasil, no Palace Hotel, na cidade de São Paulo. Exposição a qual fez grande sucesso.

          Em 1933, após um período sombrio e depressivo o qual passou depois do fim do seu relacionamento, Tarsila dá início a uma nova fase, conhecida como Fase Social, e teve como tela primária sua pintura “Operários”. Essa fase durou cerca de 4 anos e a pintora foi a pioneira nessa temática no Brasil.

          Aos 50 anos de carreira, em 1970, a artista realiza mais uma exposição em São Paulo e no Rio de Janeiro, para comemorar o marco. Sob o título: Tarsila – 50 anos de pintura.

          Sua saúde estava cada vez mais debilitada, desde a cirurgia na coluna a qual passou em 1965, que a deixou paralítica. Com 86 anos de idade, Tarsila do Amaral faleceu, em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973.

 

Materiais usados

 

          As obras da pintora Tarsila do Amaral são marcadas pela presença de cores vivas e vibrantes. A artista era conhecida por fugir do clássico, do tradicional, não levando em consideração as normas clássicas da época. Sob a influência do Cubismo, a artista conseguia abordar temas do cotidiano, questões sociais e paisagens do Brasil de forma a destacar sua estética “fora do padrão”. Ela conseguia fazer tudo isso com tintas em óleo sobre as telas.

 

Principais obras

- Chapéu Azul – 1922

- Retrato de Oswald de Andrade - 1922

- Réplica do Sagrado Coração de Jesus - 1922

- A Negra – 1923

- Autorretrato – 1924

- E.F.C.B. (Estrada de Ferro Central do Brasil) - 1924

- A Cuca – 1924

- O pesamoeiro - 1925

- Sagrado Coração de Jesus I – 1926

- Abaporu – 1928

- Antropofagia – 1929

- Floresta, 1929

- Operários – 1933

- Segunda Classe – 1933

- Costureiras - 1936

- Procissão - 1954

 

Obra para aprofundamento: Operários, 1933

          Uma das obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral, o quadro “Operários” foi pintado em 1933. A pintura, que retrata 51 operários da indústria, foi feita à óleo, possui dimensões grandes (150cm x 205cm) e pertence a fase “Temas Sociais” da pintora. Devido ao contexto da época e aos traços abordados pela artista, esta obra é considerada modernista.

          “Operários” representa um momento histórico ocorrido no Brasil, onde, após a crise econômica de 1929, que teve início nos Estados Unidos e assolou todo o mundo, e ao período da Era Vargas, que trouxe à tona o desenvolvimento das indústrias e a eminente desigualdade social decorrida do modelo econômico capitalista, mostram à pintora uma realidade assustadora. Foi quando Tarsila passa por problemas financeiros, resolve vender algumas de suas obras e, com o dinheiro, viaja para a então União Soviética. Lá ela é apresentada ao modelo socialista, o qual afilia-se posteriormente ao Comunismo, trazendo para suas obras as ideologias deste novo modelo econômico adotado.

          A intenção de Tarsila com esta obra é chamar atenção para o fato das faces serem bem distintas umas das outras, evidenciando que existem trabalhadores de todas as cores e raças e etnias. Mas que, apesar de diferentes, todos carregam as mesmas marcas de feições extremamente cansadas e desesperançosas. Dessa forma, ela denuncia a situação de vulnerabilidade e a falta de acesso a leis que defendessem a classe operária da época, fruto do capitalismo exacerbado.

          Atualmente, o quadro encontra-se exposto no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão – PB, e pertence ao Acervo do Governo do Estado do São Paulo.

R$ 40 / h
Jéssica C.
João Pessoa / PB
Jéssica C.
3,5 (11 avaliações)
Tarefas resolvidas 20 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Ciências Contábeis (Universidade Federal da Paraíba (UFPB))
Professora de reforço escolar para ensino fundamental e médio há 6 anos. Aprender comigo nunca foi tão fácil!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil