Aula avulsa ou curso extensivo?
Por: João U.
16 de Julho de 2015

Aula avulsa ou curso extensivo?

Redação Escrita Pré vestibular Apoio Jornalismo Atualidades Aulas de redação Teoria Vestibular Curso Ajuda Ideias

Comecei a dar aulas de redação em 1998, quando ainda era aluno do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. De lá pra cá muita coisa mudou, mas a prova de redação continua sendo um pesadelo para muitos candidatos. E não é na sala de aula do colégio ou do pré-vestibular que este desafio será superado. Ensinar redação é um grande desafio, pois o método utilizado só será eficaz se levar em consideração as características e necessidades específicas de cada aluno, suas dificuldades com a linguagem escrita, sua capacidade analítica e sua bagagem cultural, entre outros aspectos. Mas como fazer isso numa sala de aula com 50, 70 ou mais alunos? Não dá, é impossível.

Professores de colégios e pré-vestibulares ensinam formulas prontas, pois é o que dá para fazer com turmas tão grandes. Mas que tipo de ajuda o professor poderá dar ao aluno que é capaz de escrever corretamente, mas tem dificuldades para organizar suas ideias? E o que fazer para ajudar o aluno que tira uma nota baixa porque não consegue administrar o tempo durante a prova? Estes dois exemplos são situações invisíveis para o professor do colégio ou do pré-vestibular.

O método que desenvolvi envolve uma abrodagem focada nas necessidades do aluno, o que envolve também o aprimoramento da autoconfiança e do estímulo à capacidade analítica, virtude essencial para o desenvolvimento e apresentação de bons argumentos numa prova de redação. Fica a pergunta: dá pra fazer tudo isso em apenas uma aula ou uma semana de aulas? Dificilmente. A evolução requer tempo, dedicação e esforço do professor e do aluno.

Alguns candidatos já estão "no ponto". Para estes o que proponho é um abordagem com foco tempo, de forma que a redação seja feita o mais rápido possível, sem prejuízo da qualidade do texto. No entanto, a maioria dos candidatos precisa de mais apoio. Nestes casos, o que normalmente proponho é um encontro semanal com duas horas de duração. A cada encontro, aplico um simulado, discuto teoria e/ou atualidades e passo exercícios, além de mostrar ao aluno a correção do simulado anterior.

Não perca tempo! Faça contato agora mesmo para que possamos começar a estudar! Até semana que vem! Boa sorte!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil