Padova, a cidade de Santo Antonio!
Por: Juliana M.
02 de Março de 2015

Padova, a cidade de Santo Antonio!

Italiano

 

Não tenho muita autoridade para falar sobre Padova! Minha ida à essa pequena cidade do nordeste italiano foi sem querer. Estávamos em Veneza e a moça do hostel que nos hospedamos nos indicou visitar essa cidade,  no qual ela sempre se referia como "Padova è carina!!!!". De tanto ela falar, diminuímos um dia em Veneza e fomos para Padova.
Na verdade nos hospedamos em Marghera, cidade ao lado de mestre. Em frente ao hostel, pegávamos um ônibus que fazia Venezia - Padova e com isso, ao invés de atravessar a rua, ficamos aguardando o ônibus que retornava de Venezia.

O caminho é bonito, cheio de villa (casarões), mas nossa visita foi muito "sem noção".
Para começar, não sabíamos o que fazer na cidade e ficamos perdidos quando chegamos na rodoviária. Depois, por fim, encontramos um centro de informações turística. 
Do que eu queria ver na cidade, a Cappella degli Scrovegni, com afresco de Giotto, exige reserva antecipada. O restante, foi caminhando mesmo.

Mas para não fazer como nós, tracei abaixo um mapa com o que ver em uma breve visita à cidade.

O que ver em Pádua:


GIARDINI DELLARENA (A no mapa): Com uma superfície de 27301 m2, o Jardim da antiga Arena romana, criado no século passado próximo de muros medievais, é o jardim que abriga o complexo dos eremitas com a igreja e capela degli Scrovegni
Dado curioso e interessante: na primavera e verão o jardim é enfeitado de tulipas e begônias.


CAPPELLA DEGLI SCROVEGNI (A no mapa): A Cappella degli Scrovegni é uma igreja que contém um ciclo de afrescos de Giotto, executado em 1305, que é uma das mais importantes obras-primas da arte ocidental. O ciclo de afresco enfoca a vida da Virgem e celebra seu papel na salvação humana.  rico banqueiro Enrico degli Scrovegni construiu a capela particular e encomendou a Giotto a decoração. Sua motivação foi desconhecida, mas muitos acreditam que ele construiu a capela como uma penitência por causa dos pecados de seu pai, Reginaldo degli Scrovegni, descrito como usurário de Dante Alighieri no Sétimo Círculo do Inferno, em sua obra Divina Comédia.

CAFFE PEDROCHI (B no mapa): Café histórico e de fama internacional, está situado no centro da cidade, na Via VIII Febbraio n° 15.  Por séculos foi considerado ponto de encontro de intelectuais, estudantes e políticos. Em fevereiro de 1848, o ferimento de um estudante universitário dentro do café deu início ao Risorgimento italiano.

PIAZZA DELLA FRUTTA (C no mapa): É uma das praças símbolo da cidade ao lado da Piazza delle Erbe (separadas pelo Palazzo della Ragione).

PIAZZA DEI SIGNORI (D no mapa): Interessante por abrigar a torre do relógio astronômico, uma construção de 1428.

PIAZZA DELLE ERBE (E no mapa): Do outro lado da praça das frutas, essa praça abriga uma feira diária durante a manhã e um aperitivo noturno deSpritz todas as quartas feiras.

BASILICA DI SANTO ANTONIO (F no mapa): Conhecida como "il Santo", a Basílica é a maior igreja de Pádua, embora não seja a catedral da cidade. O santo, de acordo com seu testamento, foi enterrado na pequena igreja de Santa Maria Mater Domini. Essa igreja foi incorporada à atual Basílica com o nome de Cappella della Madonna Mora. A igreja é um edifício gigantesco sem um estilo arquitetônico definido, embora os traços românicos e góticos sejam predominantes. Suas cúpulas revelam a influência bizantina. No interior, o estilo se torna ainda mais complexo, com numerosos monumentos funerários e altares renascentistas e barrocos, decorados com esculturas e pinturas. Relíquias de Santo Antonio (como sua língua, por exemplo) são achadas na Capela do Tesouro. Outras obras são o magnífico candelabro de Páscoa, de 1515, por Andrea Briosco; as seis estátuas de santos no altar, de Donatello; e a Crucificação, de Altichiero da Zevio, uma das obras mais importantes do final do século XIV. 

ORTO BOTANICO (G no mapa): Fundando em 1545 é considerado o Jardim Botânico universitário mais antigo do mundo. Com uma superfície de aproximadamente 22 mil m2O jardim é circundado por um muro, construído em 1552 para proteger as plantas medicinais de roubos. As plantas estão organizadas em canteiros, circundando todo o interior do muro. Na parte central há uma piscina que abriga as plantas aquáticas, como por exemplo, a Vitória-Regia.

PRATO DELLA VALE (H no mapa): É a maior praça paduana e uma das maiores da Itália e Europa, com uma superfície de 88620m2
Ela é caracterizada por ter uma ilha elíptica no centro, com uma fonte e uma passarela margeada por árvores em forma de cruz. Esta ilha é circundada por uma caneleta com um duplo anel de estátuas na sua margem (um total de 78 estátuas).

ABBAZIA DI SANTA GIUSTINA (I no mapa): Fundada no século VI sobre a tumba de Santa Giustina di Pádua. Em seu interno, há vestes de vários santos e as relíquias di San Mattia apòstolo e San Luca evangelista. Com seus 122m de profundidade e 82 metros de largura, a basílica é uma das maiores igrejas cristãs. Sua imponência é proporcionada à gigantesca Praça de Prato.

 

Em meu blog de viagem hà mais detalhes e fotos da cidade. Deem uma visitadinha: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!

 

Em um próximo post, falarei dos outros roteiros por Roma. Mas enquanto isso, visitem meu blog: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil