Serenissima Venezia
Por: Juliana M.
03 de Março de 2015

Serenissima Venezia

Italiano Turismo Compreensão

A propaganda diz que Veneza está afundando e que precisamos conhecê-la antes disso. Se realmente ela afundará, eu não sei! Mas isso não é um motivo para conhecer a Serenissima, mas uma boa desculpa (e das boas)!

Fiz, recentemente, um breve guia emergencial (risos) para conhecer Roma em pouco tempo. Agora, farei o mesmo com Veneza.

Sei que (infelizmente), muita gente faz um bate e volta na ilha. Digo infelizmente pois, assim como Roma, tem muito o que se ver em Veneza e nas ilhas de Burano, Murano e Torcelli, mas diferente de Roma, há quem "consiga" fazer isso em um dia.

Na verdade, quem faz um bate e volta, circula pelas suas ruas, vai atrás da Basílica de São Marcos, da famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, circula pelas calles e volta para a estação.
Há um motivo para isso: ficar em Veneza é caro demais; ficar na cidade vizinha pode apresentar desconfiança a quem não conhece o país; mas creio que a maior questão é o fato dos guias dizerem que em 1 dia se conhece Veneza. 

Bom, vou criar aqui meu "guiazinho" para voces.

.

Como circular por Veneza:

Veneza é uma ilha dividida entre o Canal Grande e vários pequenos canais. Existem várias pontes que ligam os pequenos canais e algumas imensas (e famosas) pontes que ligam blocos da ilha separados pelo Canal Grande. 
Como meios de transportes, podemos contar com barcos (vaporettos ou traghetos) que circulam pelo Canal Grande ou pelas gôndolas e que para o turista, tudo isso é caríssimo (20€ por dia - ver preços atualizados aqui)!

O modo mais economico e mais interessante, claro, é caminhar. A cidade nao é feita para pessoas cadeirantes (que deverao obrigatoriamente circular pela cidade nos vaporettos). E por ter diversas pontes, se tua ideia é economizar, esqueça a mala! Mochila como sempre é o ideal (fiz um post aqui sobre malas ou mochilas).

O que ver em Veneza (bairro por bairro):


Bom, antes de tudo, é impossível não se perder na famosa Serenissima, é até interessante! Mas é bom se perder conscientemente!;)

Para facilitar a compreensão do mapa de Veneza é bom conhecer o nome das zonas e saber mais ou menos onde cada uma está. Cada região tem algo interessante para visitar, mas o turismo de massa, que curte a ilha em apenas um dia, costuma conhecer apenas San Polo e San Marco.

 

CANNAREGIO 
Cannaregio é o primeiro sestiere (“bairro”) para quem chega a Veneza de ônibus (pelo Piazzale Roma) ou de trem (pela estação terminal de Santa Lucia); É também o sestiere mais próximo para quem quer dar um pulo em Murano ou Burano (minha favorita entre as duas). 

SANTA CROCE, SAN POLO e DORSODURO (e a ilha de Giudeca) 
Esses "sestieri" acabam sendo passagem obrigatória para todo turista, pois é o caminho mais fácil para ir até a Piazza San Marco (passando, claro pela Ponte de Rialto).
Jà, em Dorsoduro, passam apenas quem se perde feio, quem fica mais de um dia na ilha ou quem tem como objetivo conhecer o Accademia.

SAN MARCO (e a ilha de San Giorgio Maggiore) 
E' o destino final de todo turista, pois abriga a imensa Piazza di San Marco com o campanile e a basílica homônima e permite uma linda visão da Ilha de San Giorgio (com as gondolas encapadas em azul). Para acrescentar, é neste sestiere que encontramos a Ponte dos Suspiros e o Palazzo Ducale.

 

Em novos post, falarei um pouco sobre cada bairro.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil