Verona: Muito além de Romeu e Julieta
Por: Juliana M.
02 de Março de 2015

Verona: Muito além de Romeu e Julieta

Italiano

 

Estive em Verona por 3 dias, mas foram 3 dias de muita chuva!
A cidade é caminho de trem para quem sai de Venezia sentido Milano e vale muito a pena dar uma paradinha. O ruim é que ela é "carinha". Mas tem muita coisa bacana para ver e visitar. 

Facilidade: A prefeitura de Verona criou um bilhete chamado VERONA CARD. Com esse bilhete é possível entrar em todos os monumentos, museus, teatros, castelos e igrejas do circuito; É possível encontrar esse bilhete em hotéis, informações turísticas e nos locais a ser visitado.

O que ver em Verona:


PIAZZA BRA 
(42 no mapa): Piazza Bra é um charmoso espaço público bem no coração do centro histórico de Verona, na companhia de nada menos que o belíssimo anfiteatro romano, prédios históricos e coloridos. A praça é repleta de restaurantes, lanchonetes, sorveterias e bares, além de arborizados pontos de repouso para curtir o visual. 

ARENA (43 no mapa): A famosa Arena de Verona é um anfiteatro romano bastante conservado e que, graças a sua impressionante acústica, é um excelente local para a realização de shows e concertos. Lembra bastante o Coliseu de Roma.

CASTELVECCHIO (49 no mapa): O Castelvecchio abriga hoje o Museo Civico di Castelvecchio, o mais importante monumento militar da signoria Scaligera. 

Para apreciar: Ao entrar no castelo é possível subir e caminhar nas estruturas da muralha, obtendo assim, uma maravilhosa visão da cidade e do rio Adige.
Entrando nas estruturas do castelo, encontramos o Museu Cívico, instalado no Castelo depois de obras de restauro efetuadas pelo arquiteto Carlo Scarpa entre 1959 e 1973. Este museu realça o exterior do edifício e os objetos expostos. O museu expõe uma coleção de estátuas, pinturas, armamentos antigos, cerâmicas, trabalhos em ouro e alguns sinos antigos.


PONTE SCALIGERO (49 no mapa): Construído em tijolo vermelho (como todos os monumentos medievais de Verona) e em mármore branco na parte inferior, a ponte, que faz parte da fortaleza de Castelvecchio, foi construída entre 1354 e 1356. Como muitas pontes, igrejas e castelos, esta ponte foi totalmente destruída na 2ª guerra mundial pelos alemães e restaurada fielmente nos anos seguintes (com exceção da torre do lado esquerdo, que já havia sido destruída pelos franceses séculos atrás).

PIAZZA DELLE ERBE (02 no mapa): A praça mais antiga de Verona, projetada em cima do centro político e econômico romano, onde edifícios medievais lentamente tomaram lugares àqueles edifícios, hospeda hoje uma colorida e diversificada feira de frutas e verduras.

Para apreciar: A praça, de formato retangular, é ocupada por alguns monumentos interessantes. O mais antigo é a fonte “Madonna Verona”, datada da época romana (380 d.c). Outro monumento interessante é o “Capitello ou tribuna”, datado do século XIII. 
Na frente do palácio Maffei é possível apreciar uma imensa coluna em mármore branco com a presença do Leão de São Marco, símbolo da República de Veneza. Saindo dos monumentos e apreciando os prédios, do lado norte da praça é ocupado pelo antigo Palazzo del Comune (foi sede da prefeitura e por um longo tempo, Corte de Assis. Em 1447 foi construída a “Scala della Ragione” embaixo da torre dei Lamberti), pela Torre dei Lambertiuma torre medieval com 84 metros de altura, permitindo uma visão panorâmica de 360° de toda a cidade (vale muito a pena conhecê-la), pela casa dos juízes e casa dos Mazzanti. Do lado oeste é fechado pelo barroco Palazzo Maffei, adornado de diversas estátua gregas (Giove, Ercole, Minerva, Venere, Mercurio e Apollo). Do lado sul, surge a Casa dos Mercantes (ou Domus Mercatorum), onde hoje é a sede da Banca Popolare di Verona.

CASA DI GIULIETTA (34 no mapa): A casa da Julieta é um prédio de origem  medieval, em estilo gótico, situado na rua Cappello, a pouca distância da Piazza delle Erbe. Palco da tragédia de Shakespeare, a casa, que segundo historiadores, foi pertencente à tradicional família dos Cappelleti, virou atração turística. Em seu pátio (acesso livre), é possível ver a famosa sacada e uma estátua em bronze da Julieta.

Tradição:  Assim como girar o corpo pisando na genitália do Toro em Milão, diz a lenda que, quem colocar a mão no seio esquerdo da Julieta (presente no pátio da casa – entrada livre) terá muita sorte no amor.

Lendas e curiosidade: Existiu sim, em Verona, duas famílias poderosas de sobrenomes Cappelleti e Montecchi. Há menção de seus sobrenomes na Divina Comédia de Dante Alighieri (Purgatório, VI v. 105-107), além do brasão na família na porta desta casa. No entanto, não existe nenhum registro de inimizade entre essas duas famílias.

 

Em meu blog de viagem hà mais detalhes e fotos da cidade. Deem uma visitadinha: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil