Patologias que afetam os órgãos dos sentidos,visão e audição
em 03 de Março de 2022
Ações do T3 sobre:
- Carboidratos: maior absorção de glicose no trato gastrointestinal, captação celular de glicose, glicólise, gliconeogênese e secreção de insulina
- Proteínas: mais proteólise
- Lipídeos: maior lipólise, concentração dos ácidos graxos livres no sangue
Nas crianças, atuam essencialmente para seu crescimento, atuando junto com o GH e somatomedinas e promovendo a fusão das placas ósseas
Efeitos da Tiroxina nos sistemas do corpo humano:
A Tiroxina (T4) é um hormônio lipossolúvel que corresponde a mais de 90% da produção da Tireoide, tendo um efeito geral em todos os sistemas do corpo humano e efeitos particulares em alguns desses. Dentre os sistemas supracitados estão: o esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, digestivo, urinário, endócrino, linfático, reprodutivo e tegumentar.
Em primeiro lugar, quanto aos efeitos metabólicos gerais da T4, estes são: o incentivo ao crescimento, diferenciação e maturação celular; a regulação da temperatura corporal; a regulação do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios; o aumento da atividade e número das mitocôndrias.
Em segundo além, além dos efeitos no corpo como um todo, tem-se aqueles em alguns dos sistemas supra referidos, como o cardiovascular. No sistema cardiovascular, o T4 aumentar o débito cardíaco, frequência cardíaca e força de contração do coração, assim como incentiva a vasodilatação. Ademais, estimula a síntese de eritropoietina, eritropoiese, e aumentam a taxa de dissociação entre hemoglobina e oxigênio.
No sistema muscular, o aumento do T4 leva os músculos a contraírem e relaxarem com vigor, mas seu excesso causa perda de massa muscular, fadiga e fraqueza. A falta de T4 causa lentidão de movimentos e prejuízo na glicogenólise.
No sistema nervoso simpático, o T4 aumenta a expressão de certos receptores, assim como sua afinidade por neurotransmissores em vários tecidos. Já sobre o sistema nervoso central, a Tiroxina aumenta a velocidade de transmissão dos impulsos, mas também dissocia os pensamentos, levando o sujeito à ansiedade.
No sistema gastrointestinal aumenta a motilidade do trato, quanto a produção de secreções gástricas. Seu excesso pode levar a diarreia.
No sistema ósseo a Tiroxina aumenta o efeito de “Turnover”, remodelação ósseo, principalmente as reações catabólicas.
No sistema endócrino, amplia a atividade das demais glândulas, assim como a responsa de seus receptores e taxa de depuração de diversos hormônios.
Efeitos da Calcitonina nos sistemas do corpo humano
REFERENCIAS
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calcitonina
https://w2.fop.unicamp.br/dcf/fisiologia/downloads/db210-tireoide_2009_modo_de_compatibilidade.pdf
Guyton & Hall Tratado de Fisiologia MédicaFisiologia endócrina – Eliane Beraldi Ribeiro