Origem da Black Friday
Por: Erika A.
15 de Novembro de 2017

Origem da Black Friday

Inglês Americano

   A cada ano que passa, a Black Friday fica cada vez mais popular no Brasil. A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano é mundialmente conhecida por suas promoções inacreditáveis, mas como surgiu essa tradição?

   Bom, há várias versões, mas a mais conhecida tem origem na Filadélfia. Segundo a lenda, a expressão foi criada por policiais filadelfenses na década de 1960, para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos. O pesadelo dos agentes da lei era o sonho dos lojistas, que aproveitavam as longas filas do trânsito para vender seus produtos a um preço bem menor que o de costume. Com o tempo a expressão ganhou força e a tradição começou a se espalhar pelo país.

   Outra versão é a de que a expressão nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.

   Há quem diga que o Black Friday surgiu na década de 1950, quando donos de fábrica reclamavam que na sexta-feira após o feriado nenhum funcionário aparecia. Não faz muito sentido, né? Outro mito é que a “sexta-feira negra” se refere à reclamação dos trabalhadores de ter que trabalhar o dobro para compensar a folga. 

   Apesar dos anos de existência, a Black Friday demorou para se tornar o maior dia de compras do ano. Foi apenas em 2001 que os americanos consumiram consideravelmente mais no dia de promoções. Antes, o que mais acontecia era que boa parte das pessoas iam para as compras no sábado, um dia depois da Black Friday, após os descontos oferecidos serem revelados.

 

Good shopping for everyone!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil