A cada ano que passa, a Black Friday fica cada vez mais popular no Brasil. A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano é mundialmente conhecida por suas promoções inacreditáveis, mas como surgiu essa tradição?
Bom, há várias versões, mas a mais conhecida tem origem na Filadélfia. Segundo a lenda, a expressão foi criada por policiais filadelfenses na década de 1960, para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos. O pesadelo dos agentes da lei era o sonho dos lojistas, que aproveitavam as longas filas do trânsito para vender seus produtos a um preço bem menor que o de costume. Com o tempo a expressão ganhou força e a tradição começou a se espalhar pelo país.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Outra versão é a de que a expressão nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Coincidentemente, em uma sexta-feira.
Há quem diga que o Black Friday surgiu na década de 1950, quando donos de fábrica reclamavam que na sexta-feira após o feriado nenhum funcionário aparecia. Não faz muito sentido, né? Outro mito é que a “sexta-feira negra” se refere à reclamação dos trabalhadores de ter que trabalhar o dobro para compensar a folga.
Apesar dos anos de existência, a Black Friday demorou para se tornar o maior dia de compras do ano. Foi apenas em 2001 que os americanos consumiram consideravelmente mais no dia de promoções. Antes, o que mais acontecia era que boa parte das pessoas iam para as compras no sábado, um dia depois da Black Friday, após os descontos oferecidos serem revelados.
Encontre o professor particular perfeito
Good shopping for everyone!