The Hollow Crown (Henry IV)
Por: Erika A.
02 de Janeiro de 2015

The Hollow Crown (Henry IV)

Inglês Pronúncia Problemas

 

“What is honour? a word. What is in that word honour? what is that honour? air. A trim reckoning! Who hath it? he that died o' Wednesday. Doth he feel it? no. Doth he hear it? no.” 

 

PARTE 1

 

Assumindo o trono das mãos de um rei de pouca ou nenhuma força política e bastante afeito a prazeres pessoais em detrimento do reino, Henrique IV acabou tendo a sua própria cota de problemas, atitudes impensadas e rebeliões que lhe fizeram sentir o amargo gosto do poder, segundo a visão de Shakespeare.

Neste capítulo, vemos o nobre que destronou o fraco Ricardo também padecer de fraqueza política, mesmo depois de tantos anos usando a coroa. Mas, além da velhice e de uma doença muda, ele tem uma Guerra Civil para dar conta e um filho que não consegue controlar para ensinar os deveres de um herdeiro ao trono.

É importante relembrar que a ilha da Grã Bretanha, como conhecemos hoje, é uma união de antigos reinos medievais (por isso sua unidade política é chamada de Reino Unido), a saber, Inglaterra, País de Gales e Escócia, e que conta também com a Irlanda do Norte (parte da Ilha da Irlanda) e a Ilha de Man. No momento em que a história de Henrique IV parte Iacontece, essa divisão política não é plenamente firmada e brigas por cada reino não estão fora de cogitação, algo que vemos confirmar-se na guerra travada ao final da obra.

 

PARTE 2

 

Após a retomada das terras reclamadas na peça anterior e a sensível diminuição dos conflitos civis, Henrique IV enfrenta o medo da deposição e a irresponsabilidade do filho mais velho, o herdeiro do trono. Prevendo a chegada da morte, o rei pede conselhos aos nobres e parentes mais próximos, emite decretos, envia cartas e faz convites a juízes e nobres, preparando o ninho para que o Príncipe de Gales pudesse ter um bom início de reinado e ele próprio pudesse terminar o seu. Esse temor do rei, no entanto, pode não ser visto durante a projeção, mas é literalmente dito por ele ao filho, antes de morrer, momento em que se pronuncia sobre a coroa usurpada de Ricardo II e profetiza bom governo ao filho, que não roubaria mas herdaria a coroa de seu país.

No final da segunda parte de Henry IV temos agora no trono o príncipe Hal, agora rei, que costumava estar em lugares onde bêbados, ladrões e prostitutas se reuniam para zombar dos nobres e das leis do país. O dilema do exercício da autoridade é o primeiro problema que Henrique V tem em mãos, um fantasma que assombrava o trono da Inglaterra já a alguns reinados e que veio se tornando mais violento e mais problemático com o passar dos anos.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil