Monitoria de solos
em 25 de Outubro de 2024
Kleiton Gomes Braga
Introdução:
Para o entendimento da Matemática é preciso entender não só os cálculos, fórmulas, contas, mas também o surgimento de tudo que envolve a história da Matemática. Essa atividade engloba as origens e aplicações dos cálculos matemáticos no ensino básico do fundamental II. O foco do trabalho é entender como os cálculos pode mudar o mundo e qual a melhor forma de ser aplicada em sala de aula para que os alunos aprendam o cálculos e sua história com mais profundidade.
A matemática é uma disciplina de exatas complexa que envolve números , cálculos, raciocínio, interpretação e atenção. Ela aborda todas as formas de cálculos possíveis no contexto social, mas é importante estudar e aprender a sua história e quem contribuiu para a evolução das origens dos cálculos. vários estudiosos - seja da Matemática, filosofia ou sociologia – foram Importantes para a história da Matemática e sua evolução como ciência. Logo, é fundamental para os alunos aprenderem a história dos cálculos com uma didática em que o professor trabalhe na aprendizagem dos mesmos e nas suas dificuldades das formas conhecendo como e porque elas foram feitas e elaboradas pelos estudiosos.
A partir do século XV e início do século XVI, a matemática foi ganhando sentido e forma através das contribuições Arquimedes que contribuiu para as aplicações da Matemática e Física segundo o livro da história da Matemática, além dele outros foram importante para Matemática como, por exemplo, O filósofo Aristóteles e outros que abandonaram a teoria de Aristóteles como Galileu Galilei e Kepler. Este último, inclusive, contribuiu na área dos cálculos da Geometria envolvendo áreas e volumes.
O cálculo foi desenvolvido através do estudo de curvas por Descartes- que foi muito importante para história da Matemática- Contribuindo com suas ideias de álgebra introduzida a equações com incógnitas “X” e “Y”. Além dele, outro importante para história tanto da Física quanto da Matemática foi Isaac Newton, que introduziu a teoria da luz, contribuindo com várias publicações a respeito dos cálculos e suas fundamentações são usadas por séculos até os dias atuais. Ele estudou as incógnitas estabelecendo regras e formas de resolução de problemas. Por fim, além de outros, Leibniz contribuiu com os estudos dos cálculos Binários e das integrais sendo muito importante para história da Matemática além de Newton.
A história dos cálculos, pois, ajuda na compreensão da história da Matemática para os alunos do ensino Básico e introduz a forma, métodos, teorias das contribuições dos importantes estudiosos para sala de aula. A integralização da história dos cálculos para sala de aula ajuda na compreensão e aprendizagem dos alunos e no entendimento das fórmulas e em 2 aulas abordando slides e jogo de Tabuleiro com perguntas e respostas de forma lúdica, enriquece não só a aula de quem está ensinando, mas também na participação dos discentes na aula teórica e prática. Sendo assim, fazer o ligamento entre a história dos cálculos com a aprendizagem em sala será fundamental para a educação participativa em que os alunos aprendem não só as resoluções dos cálculos e fórmulas, mais como elas foram formadas e desenvolvidas.
Referências:
· Baron, E. M. Curso de História da Matemática. Vol. 1,2,3,4,5. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20102/mat341/seminario11.ppt. Acesso em: 26, Out, 2024.
· Um pouco sobre a história do Cálculo, Disponível em: http://mat.ufpb.br/~lenimar/histcalc.htm. Acesso em 30, Set, 2024.