Biblio o quê?
Por: Laiz L.
08 de Junho de 2020

Biblio o quê?

Você conhece a biblioteconomia?

Letras biblioteconomia ciências da informação

A Biblioteconomia é uma área de estudos, pesquisa e atuação profissional riquíssima. Ela permite o diálogo com outras áreas do conhecimento, transforma-se com os adventos tecnológicos e busca, acima de tudo, tratar de maneira eficiente as informações produzidas pela humanidade, buscando garantir aos cidadãos o direito ao acesso à informação de qualidade. Tarefa árdua essa, considerando o caos informacional no qual vivemos mergulhados atualmente.

Contudo, tanto a profissão quanto a área ainda são bastante desconhecidas, de maneira geral. Todo estudante de biblioteconomia ou profissional formado, em algum momento, vai ouvir a pergunta “biblio o quê?” ao tentar responder o que faz da vida. Se você é uma dessas pessoas, provavelmente vai ouvir isso mais de uma vez e, frequentemente, seguido do comentário “que interessante, eu nunca entrei em uma biblioteca”.

 

As habilidades de um bibliotecário podem ser empregadas em situações múltiplas, nos mais diversos contextos profissionais, visto que, no século XXI, todos nós somos produtores e consumidores vorazes de informação. Nunca lemos ou escrevemos tanto quanto o fazemos hoje em dia e, ao mesmo tempo, nunca estivemos tão desatentos e alheios a essas duas atividades que exigem concentração, reflexão e, portanto, tempo.

Vivemos sob a premissa de que o acesso à informação está garantido por meio da internet e das ações de curtir, comentar e compartilhar. Com frequência, esquecemos que, no Brasil, 11,3 milhões de pessoas acima dos 15 anos ainda não sabem ler e escrever (dado de pesquisa divulgada pelo IBGE em julho de 2019) e que cerca de 30% da população ainda não possui acesso à internet (dado de pesquisa divulgada pelo TIC Domicílios em agosto de 2019).

Ainda, a parcela da população que é letrada e possui acesso à internet encontra dificuldades para lidar com o excesso de informação. Acumulamos arquivos, imagens, músicas, vídeos e textos infinitos em nossos dispositivos de forma desordenada, mas ou nunca retornamos a eles ou não conseguimos recuperá-los quando necessário.

Neste cenário, as habilidades de organização e gerenciamento da informação, comum aos bibliotecários, é algo essencial para que possamos viver e desfrutar, de fato, de todo o acesso às diferentes fontes de informação que as tecnologias nos possibilitam, processando-as com qualidade. Dessa forma, a atuação desses profissionais vai muito além do estereótipo da bibliotecária mal-humorada de meia idade cuja única função é pedir silêncio e impedir os leitores de bagunçar a biblioteca. É possível encontrar bibliotecários trabalhando em empresas, centros de documentação e memória, universidades, institutos de pesquisa, livrarias, editoras, escolas, provedores de internet e muito mais.

Aqui na Bibliodyalogos, vamos discutir essas e muitas outras questões. Além de divulgar nossos serviços de gestão de acervos e documentos, revisão e normatização de textos e serviços técnicos, pretendemos estabelecer um dyalogo com pessoas interessadas no universo dos livros, da literatura, da leitura, da biblioteconomia e da ciência da informação.

R$ 85 / h
Laiz L.
São Paulo / SP
Laiz L.
5,0 (5 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Literaturas Comparadas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo (USP))
Professora de português e inglês com 8 anos de experiência. Mestre em letras pela usp. Realizo revisões de texto, traduções e serviços acadêmicos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil