Não sabe expressar o que deseja transmitir?
Por: Letícia M.
30 de Abril de 2020

Não sabe expressar o que deseja transmitir?

Veja essa dica prática de como se comunicar melhor!

Psicologia

As nossas emoções, sentimentos e demonstrações são muito importantes para um bom relacionamento entre as pessoas e possui grande valor no âmbito profissional! Uma pessoa que possui uma elevada inteligência emocional aliada à criação de conteúdos pode ter muito sucesso no mundo de hoje, onde a comunicação e a troca de informações são pilares essenciais! 

Você possui dificuldade em se expressar? Primeiramente, você não deve se comparar a ninguém, não tente replicar o que as outras pessoas fazem! Você precisa ter a sua personalidade, se identificar, se conhecer melhor, saber no que quer melhorar e se quer melhorar na parte da comunicação. Lembrando que você se comunicará da sua maneira, pois se você imitar a forma que alguém se comunica, você nunca expressará o que realmente deseja passar às outras pessoas.

Dia após dia, você pode melhorar a sua maneira de se expressar! E se você precisa realmente utilizar a sua comunicação frequentemente, seja algo pessoal ou mais profissional, aí vão algumas dicas práticas para o seu aprimoramento...Uma recomendação é:

Grave você se comunicando, explicando ou apresentando algo! Assim você visualizará o jeito que você fala e a maneira com que faz as ligações e interpretações, como se fosse outra pessoa te olhando! É muito diferente de você tentar se expressar e gesticular, achando que está tudo certo, pois é na câmera que você se analisa e melhora o que gostaria, seja em uma comunicação muito seca, gestos desnecessários, expressões de mais ou de menos, etc. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A comunicação verbal é uma parte muito importante, mas não é tudo, você deve perceber o jeito que você se porta, o jeito que você gesticula e se expressa...ou seja, todo o restante forma um composto. Esse composto é o que vai passar uma mensagem! Se você disser para uma pessoa que você está feliz e você visualmente não está feliz, ela irá acreditar na parte visual e desconsiderará o que você diz, por isso realmente é muito importante que o conjunto seja harmônico e que faça sentido! Se assista ao conjunto como um todo e perceba se faz sentido!

Se assistir também gera alguns pontos de visualização...Primeiro, se você consegue formar o seu raciocínio, passar as informações e levar a pessoa até onde você gostaria que ela chegasse (este é um ponto mais de conteúdo). Segundo, saber se o seu conteúdo está sendo passado com a animação correta, com o estado emocional que você quer passar, conduzindo emocionalmente a pessoa para determinado ponto (analise se você consegue persuadir visualmente, emocionalmente e de conteúdo também). Terceiro, observe a sua imagem visual como um todo, ou seja, a harmonia do que você fala, passando pela expressão facial, pelos gestos e pela sua imagem.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tendemos a nos analisar mais e cobrar mais as nossas melhorias do que as outras pessoas. A autoanálise sempre será um bom ponto, pois naturalmente somos mais críticos com nós mesmos. Mas se você conseguir passar uma imagem harmônica e agradável para você mesmo, estando tranquilo diante da sua apresentação, com certeza as outras pessoas também irão gostar!

Faça isso com frequência, você achará pontos a melhorar cada vez que se autoanalisar. Mas lembre-se, não tente melhorar tudo de primeira, identifique algo que você queira com maior intensidade, faça uma nova gravação mudando determinado ponto escolhido, depois veja se deu certo ou se não deu certo. Se deu certo, siga para o passo dois, uma nova coisa que você precisa desenvolver, trabalhando sucessivamente nos pontos para que fique harmônico do jeito que você quer se expressar.

Você seguirá um passo de cada vez, não tem jeito de não melhorar se buscar com frequência realizar esse exercício! Comece desde já o seu crescimento, progressão e evolução! O resultado virá e você passará a se expressar melhor pessoalmente e profissionalmente, inclusive em muitas coisas que você possui dificuldade em falar, como a expressão dos seus sentimentos para os outros e a própria timidez, também serão facilitadas ao realizar este exercício de autoanálise!

Contato: Email: le.fe.m@hotmail.com; Facebook: Letícia Fernanda Martins; Instagram: @psi.leticiafmartins

R$ 100 / h
Letícia M.
Itajaí / SC
Letícia M.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia no Ensino Superior Psicologia - Acompanhamento Escolar Psicólogo Profissional
Especialização: Desenvolvimento Infantil - Primeira Infancia (Universidade do Vale do Itajaí)
Venha aprender um pouco mais sobre o mundo da psicologia e suas especialidades!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil