![O autoconhecimento como base para mudanças](https://cdn.profes.com.br/images/categories/psicologia.webp)
O autoconhecimento como base para mudanças
![Foto de Letícia M.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/9/281409/cbf75045-c6fd-4ff0-acae-1dcc16ca6c35/d182e073838b6c3baba6c4d373a8bab8.webp)
em 30 de Abril de 2020
Todos sabem que para o nosso corpo funcionar, temos que ter certa quantidade de energia, no qual adquirimos através de uma alimentação saudável, ingestão de boa qualidade e quantidade de água, boa qualidade e quantidade de sono adequada, adequada exposição ao sol, prática de exercícios físicos regulares, etc. Estes elementos nos energizam, nos dão o combustível necessário para realizarmos as tarefas do nosso dia a dia, como trabalhar, estudar, cuidar da casa, pensar e executar outras atividades variadas.
Se por um acaso, nós abastecermos pouca energia no nosso corpo e ao mesmo tempo realizarmos atividades em excesso, como por exemplo: trabalhar demais, realizar atividades físicas em excesso, termos um desgaste psíquico muito grande, no qual nos consuma, fazendo até mesmo perder a qualidade de sono... O que irá acontecer?
Pensando no mesmo raciocínio, nós teremos também uma queda de energia psíquica. A nível inato, nascemos com uma certa quantidade dessa energia, basta perceber em algumas crianças, como ela possuem bastante gás, um olhar vivo, é mais atenta, mais de bem com a vida, ao mesmo tempo que existem crianças mais fechadas e contidas. É um exemplo de pessoa que nasce com uma quantidade mais adequada de energia psíquica ou menos adequada.
O fato de você ter uma quantidade adequada de energia psíquica e cuidar disso no decorrer da sua vida, favorece uma saúde psíquica e um equilíbrio emocional. Já o fato de você, por vezes, nascer com uma quantidade desfavorecida dessa energia e talvez viver situações que mais usem energia do que abastece combustível, podem favorecer desequilíbrios psíquicos e talvez transtornos sérios a níveis emocionais.
Paralelo a essa situação, se você nascer com uma quantidade adequada ou não de energia psíquica, tudo o que você vive, faz nascer certa quantidade de energia. As situações positivas que você vive, como por exemplo, situações que trazem a felicidade, sentimentos de competência, de ser acolhido e amado, de se sentir em paz, bem humorado, esperançoso... elas preenchem um pouco o tanque de combustível a nível de energia psíquica. Já o contrário, todas as situações negativas, que trazem sentimentos de raiva, ódio, mágoa, ressentimento, ciumes, inveja... fazem com que você use a energia do seu tanque.
De uma maneira geral, se você não consegue um equilíbrio neste tanque de energia psíquica, você pode, na mesma analogia do corpo físico, baixar a sua resistência psíquica, e desenvolver patologias sérias às vezes. Precisamos compreender que, todos os sentimentos negativos que possuímos, que não são elaborados, ou seja, identificados e sanados, eles permanecem dentro do corpo e podem criar núcleos de mágoas e ressentimento ou de culpa e remorso. Esses dois pólos podem nos levar a pensamentos repetitivos, sistematizados e que começam a minar cada vez mais o nosso equilíbrio emocional.
Precisamos, na medida do possível, cortar o mal pela raiz. Por exemplo: ‘’Se eu me sinto ciumento, deixa eu cuidar disso’’; ‘’Se eu me sinto invejoso, deixa eu cuidar disso’’; ‘’Se eu me sinto egoísta excessivamente, deixa eu cuidar disso’’. São pontos que, no contato com o outro, podem trazem sentimentos de raiva, de ódio, de mágoa, de rancor, muitas vezes pensamentos de vingança, pensamentos de culpa e ressentimento consigo mesmo. Então cuide desses pólos, equilibre-se!
Contato: le.fe.m@hotmail.com/Facebook: Letícia Fernanda Martins/Instagram: @psi.leticiafmartins