Pensamentos negativos: Como interrompê-los?
Por: Letícia M.
30 de Abril de 2020

Pensamentos negativos: Como interrompê-los?

Psicologia

Sabe aquele pensamento negativo que fica o tempo todo atormentando a sua cabeça? Ele é muito comum nas pessoas que tem TOC, transtorno depressivo, fobias...mas de um modo geral ele é comum em nossa vida! Mas como conseguir dar uma parada em nossos pensamentos negativos, sendo estes tão frequentes? 

Vamos teorizar um pouco, para compreender de onde estes pensamentos surgem! Temos em nosso dia a dia os estímulos externos, quem vem através dos nossos cinco sentidos, seja alguma imagem que vimos, uma música, um cheiro. E isso de alguma forma, vai remeter a alguma lembrança, na qual se for uma negativa, tenderá a levar os pensamentos para os pontos negativistas. Isso faz parte do nosso sistema de crenças, que são nossas ideias, suposições e percepções que acumulamos no decorrer de nossa vida e que influenciam diretamente nos nossos pensamentos. Esses pensamentos são os chamados automáticos e que nos caminham para ações por vezes bem catastróficas. Não necessariamente os pensamentos estão de acordo com a realidade, ele pode ser distorcido, ou seja, não real, e este é um ponto que é preciso ser bem analisado para conseguirmos compreender qual a causa desses pensamentos negativos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

É importante estar atento ao nosso sistema de crenças, pois ele funciona como um banco de dados, no qual fizemos uso dele em vários momentos da nossa vida. Uma criança, por exemplo, que vem de um lar de desarmonia, ela tende a ter pensamentos negativistas, já uma criança que vem de um lar mais harmônico, ela tende a ter um reconhecimento diferente da realidade. Sendo uma pessoa então, com essa característica mais depressiva, ela possui em seu banco de dados muito mais registros de situações negativas do que de situações positivas, mesmo que tenha as vivências positivas, mas ela tende a registrar e a valorizar as questões mais negativas. Então quando algo acontece, ela resgata a situação negativa e visualiza como formou as crenças em relação à vida. Através então, dessa imagem projetada por nosso cérebro, condizente com nosso sistema de crenças, é que tendemos a direcionar os nossos pensamentos para o lado negativo da situação. Mas como interromper esses pensamentos? 

A primeira coisa que jamais devemos fazer é tentar afastar esses pensamentos negativos de nossa cabeça. O nosso cérebro não consegue captar a palavra NÃO. Então, se ficarmos nos dizendo: ‘’Não vou pensar nisso, não vou pensar nisso’’, iremos ficar sim pensando o tempo todo. É como se de repente alguém falasse para você: ‘’Preste muita atenção, eu quero que você NÃO pense em um fusca rosa’’ Pum, aposto que você pensará em um fusca rosa! Então, sempre o cérebro vai registrar ‘’EU QUERO PENSAR’’ ao invés de ‘’EU NÃO QUERO PENSAR’’. A saída é aprender a SUBSTITUIR esses pensamentos negativos por outro pensamento mais condizente com a realidade. A terapia cognitiva comportamental poderá ajudar muito a identificar os seus pensamentos, a contestar e a verificar se faz sentido estes pensamentos ou são distorcidos.

Uma das técnicas para amenizar os pensamentos negativos em momentos mais agudos é a S.T.O.P. 
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Primeira coisa, utilizando o S, em inglês ‘’stop’’, é exatamente PARAR, INTERROMPER a cadeia negativista. Pois às vezes, inicia-se com algo simples ‘’Isso não vai dar certo’’, e dali vai caminhando ‘’não vai dar certo pelo fato de...’’ e assim nos pegamos catastrofizando uma situação que não tem nada a ver com a situação real. 

O T, em inglês ‘’take a breath’’, significa RESPIRAR. É preciso parar para sentir a respiração como um todo, inspire como se você estivesse cheirando uma flor, sentindo o ar entrando em seus pulmões e expire pela boca como se você estivesse soprando uma vela, sinta o ar saindo de dentro de você. Nesse momento, você conseguirá se conectar a você, desvinculando aqueles pensamentos, interrompendo a cadeia e sentindo exatamente o que o seu corpo quer dizer. Quando estamos ansiosos, tendemos a hiperventilar, ou seja, respirar de uma forma muito rápida e com isso falta oxigenação no cérebro, na qual acentua ainda mais a ansiedade e preenche o cérebro de pensamentos distorcidos. Por isso a importância de respirar, pois além de se observar, você estará oxigenando e regulando o cérebro de uma maneira correta.

A letra O é OBSERVE. Olhe para os lados, olhe para onde você está, olhe o carro que está na rua, olhe o seu ambiente, escute os pássaros, escute o que está a sua volta. A partir do momento que você olha para a realidade, você desfoca das imagens mentais que não são reais. O cérebro não consegue perceber o pensamento diferente da realidade, a partir do momento que ele está pensando ele acredita que aquilo é real. Então nesse momento, você precisa mostrar ao seu cérebro que os pensamentos negativos não passam de meras imagens que estão muito focadas, por isso, olhe ao seu redor, a sua realidade e desfoque essas imagens. 

A letra P vem da tradução do CONGRATULE-SE, SE PERCEBA que conseguiu desfocar um pouco, VALORIZE-SE, parabenize-se por ter conseguido se conectar com você, com o mundo e desconectar desses pensamentos negativos!

Agora, além disso, busque por atividades prazerosas! Pois a pessoa que possui esses pensamentos negativistas foca muito em sua cabeça-mente, não sobrando espaço para o corpo, devido ao ritmo acelerado dos pensamentos. Então, MOVIMENTE O CORPO, FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA! Seja ler, caminhar, dançar, correr, sair com os amigos... Traga cada vez mais prazeres em sua vida, pois isso também irá auxiliar a desvincular as imagens mentais negativistas e distorcidas e te levará de volta a sua realidade!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Contato: Email: le.fe.m@hotmail.com/Facebook: Letícia Fernanda Martins/ Instagram:@psi.leticiafmartins

R$ 100 / h
Letícia M.
Itajaí / SC
Letícia M.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia - Clinica Psicologia Educacional Psicólogo Profissional
Especialização: Desenvolvimento Infantil - Primeira Infancia (Universidade do Vale do Itajaí)
Venha aprender um pouco mais sobre o mundo da psicologia e suas especialidades!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil