O autoconhecimento como base para mudanças
Por: Letícia M.
30 de Abril de 2020

O autoconhecimento como base para mudanças

Psicologia

O autoconhecimento faz parte de um processo de mudança interior e não significa somente se olhar no espelho e observar nosso corpo físico, mas sim prestar atenção em nossas ações tomadas no dia a dia, nos gestos e atitudes perante o outro, o controle que temos sobre as emoções, o que desperta em nós sentimentos de raiva, sentimentos de alegria, quem os desperta, quais as circunstâncias das quais nos vemos mais felizes, mais infelizes, o tipo de pessoa que gostamos e nos aproximamos e o contrário...

Tudo isso vai fazendo parte de nossas características, nas quais podemos gostar e querer mantê-las ou mesmo querer modificá-las a partir de uma análise e reflexão própria. Podemos prestar atenção nos nossos sonhos também, os que estamos dormindo e os sonhos em que estamos acordados. Eles podem nos mostrar situações que provocam angústias, medo, felicidade, desejos, como também planos futuros e isso ajuda-nos a formatar uma série de informações sobre nós que significam que além de agir e realizar ações, não custa pararmos para refletir sobre elas e sobre o que a gente faz, como também os motivos de fazer, quais as motivações e finalidades destas ações e assim ver com clareza as situações em que vivenciamos. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A partir de um autoconhecimento, é preciso muitas vezes prestar atenção e se questionar sobre o mundo real e o mundo já padronizado. Questione-se se o que você faz, pensa, veste, come, se relaciona... é real! Ou seja, se é do seu mundo, realiza por você e não por uma sociedade que padronizou ou lançou moda! Isso é muito importante, agir verdadeiramente, onde estão suas sinceras emoções... Não é uma busca fácil, pois é preciso obter uma disposição para saber verdades que nem você mesmo estava preparado para saber!

Mas lembre-se, temos total liberdade de todos os sentimentos e pensamentos, nos quais estes não deveriam sofrer julgamentos. O julgamento deveria acontecer só na ação, como por exemplo: Ter vontade de matar alguém é diferente de matar alguém. Existe uma diferença enorme nesse fato, pois uma pessoa que te causa sentimentos de raiva causam também desejos agressivos, agora vontade de agir agressivamente esbarra com os seus valores e princípios, freando na hora da ação. Essa liberdade de pensamento define o seu autoconhecimento e se esta vier acompanhada de uma capacidade de esforço em vencer a preguiça (forte no ser humano), que chamamos de disciplina e força que vem da razão, observa-se um alto grau de mudança, encontrando um caminho com o intuito de atingir os objetivos e metas. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todo o processo de autoconhecimento então, ao atingir os objetivos, faz parte de um trajeto de mudança, de alcance e capacidade do ser humano em vencer, em tirar o pé do chão e ser uma pessoa um pouco mais próxima daquilo que sonhamos para nós. Esse processo de ação na direção da mudança tem que ser desenvolvido em um clima de humildade, em um contexto onde sabemos o tamanho da dificuldade, que muitas vezes exista a progressão e depois a regressão. 

A humildade exige que possamos caminhar nas posições mais simples e nas mais complicadas, ou seja, se você quer deixar de ser uma pessoa muito preocupada com a imagem que as pessoas têm de você, quer ser mais verdadeira... Você tem que ir das situações mais simples para as mais complicadas. De um dia para o outro você não conseguirá inverter toda essa situação, contando e compreendendo que as pessoas das quais você convive podem reagir negativamente com suas mudanças, pelo motivo de que mudanças suas configuram a novas mudanças delas também, nem sempre bem aceitas, por isso é preciso lidar com as resistências. Tudo isso faz parte do processo de mudança, de autoconhecimento e fortalecimento que a razão precisa ter para enfrentar todas as dificuldades que venham ter no meio do caminho. 

Autoconhecimento e fortalecimento da razão não são palavras vazias ou só conversa de profissional de psicologia... É o esforço que cada um de nós precisa fazer para conhecer melhor a si mesmo, se sentir mais seguro e mais forte, saber com mais firmeza, determinação e disciplina aonde queremos chegar e com humildade caminhar nessa direção!

Contato: le.fe.m@hotmail.com/Facebook: Letícia Fernanda Martins/Instagram: @psi.leticiafmartins

 

 
R$ 100 / h
Letícia M.
Itajaí / SC
Letícia M.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicologia a Distância Terapia Cognitivo Comportamental Apoio Psicologico
Especialização: Desenvolvimento Infantil - Primeira Infancia (Universidade do Vale do Itajaí)
Venha aprender um pouco mais sobre o mundo da psicologia e suas especialidades!!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil