5 maneiras de acelerar o estudo de leitura musical
Por: Lígia G.
20 de Junho de 2017

5 maneiras de acelerar o estudo de leitura musical

Violão Partituras Tablatura

Hoje o post vai tratar de um assunto que muitas vezes traz dificuldades para quem estuda instrumentos de cordas dedilhadas. Isso porque na maioria das vezes estamos acostumados a utilizar a tablatura. Mas para quem quer subir um degrau nos estudos musicais, é muito importante ler partituras e isso enriquece o vocabulário e amplia as possibilidades de trabalho. Vamos às dicas!

#1- Ouvir e entender O primeiro passo para desenvolver o ouvido para a leitura, é ter bastante afinidade com as figuras rítmicas e entender os motivos melódicos. Em grande parte do repertório, é possível perceber padrões rítmicos/melódicos que vão nos ajudar a deduzir grande parte do que precisamos ler. Para isso, você pode começar estudando o Pozzoli, livro que foca apenas no ritmo e facilita o estudo, separando por dificuldades.

#2- Manusear os motivos rítmicos/melódicos Outra ferramenta importante, é ter na mão os principais motivos melódicos que aparecem no repertório/estilo musical que você está estudando. É claro que há muitas variações no repertório, mas logo podemos perceber vários motivos que se repetem em diferentes músicas. Tente localizar. Agora, passe-os para todos os tons e toque-os. Com a mecânica familiarizada, fica mais fácil fazer a leitura.

#3- Aqueça com a escala do tom Para quem ainda está se familiarizando com a leitura, nada vai ajudar mais que focar em alguns ou até somente um tom. Antes de fazer a leitura, toque a escala do tom da partitura que você vai executar. Se você for partir para outra partitura em outro tom, toque a escala desse outro tom antes de passar para a leitura. Cuidado na hora de ler muitas partituras de tons diferentes, tente separar o estudo e sempre aquecer com a escala antes.

#4- Separe por trechos Outra questão que ajuda muito no início dos estudos de leitura, é separar por trechos ou compassos. Exemplo, você pode começar estudando os primeiros 4 compassos. Depois de deixar esses compassos bem firmes, passe para os outros 4 e fique somente neles. Agora é a hora de ligar esses dois trechos. Não corra no estudo querendo passar a música inteira, você pode ter dificuldade.

#5- Procure músicas que você não conhece Essa é uma das dicas mais importantes. Se você não conhece a música, vai estudar de verdade os motivos melódicos e vai ter mais sucesso nos estudos. Você pode pegar uma música no seu estilo preferido, mas que você não conheça ainda. Muitas vezes nos atrapalhamos estudando ler músicas que conhecemos, e não concordamos com o que está escrito na partitura. Isso acontece porque muitas vezes a música não foi composta originalmente para o seu instrumento e as articulações dela são adaptadas para funcionar melhor nele. É claro que você pode pegar músicas que conhece e gosta, mas pegue algumas desconhecidas também para estudar.

Pessoal, por hoje finalizamos, espero que tenham gostado! Comentem suas dúvidas!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil