Aprendendo a montar escalas no violão e guitarra
Por: Lígia G.
16 de Fevereiro de 2015

Aprendendo a montar escalas no violão e guitarra

Teoria Musical Partitura

Olá!

Hoje quero mostrar a vocês como montar uma escala no violão ou na guitarra sem decoreba ou memorização de desenhos. O importante aqui é conhecer mais sobre o seu instrumento para entender como funciona e assim saber montar todos as escalas que precisar. Além disso, facilitará sua leitura de partitura, sabendo onde encontra as notas.

Para começar, retomando um pouco sobre tom e semitom. O semitom, ou meio tom, é o menor intervalo utilizado na escala diatônica. O tom é a junção de dois semitons.

A escala maior ou de dó possui a seguinte estrutura:

        TOM       TOM  SEMITOM  TOM      TOM      TOM   SEMITOM

O que devemos frizar aqui é que da nota mi para a nota fá temos um semitom e da nota si para a nota dó também. Numeraremos a escala de dó em graus:

I      II   III   IV   V     VI  VII  VIII

DÓ  RÉ  MI   FÁ  SOL  LÁ  SI   DÓ

 

Ou seja, do III para o IV grau temos o intervalo de semitom, como também observamos do VII para o VIII grau. Entre todos os outros graus, encontraremos tons.

Passando para o instrumento, começaremos com a escala de dó não necessariamente partindo desta nota, mas da nota mais grave que é possível partir, ou seja, da nota mi (6ª corda solta).

Na guitarra ou no violão, o semitom é simplesmente você tocar uma casa e, em seguida, a sua casa vizinha. Ou seja, toque a 1ª casa e para achar um semitom, toque a 2ª casa. Para achar um tom, ande mais uma casa, ou seja, pule a segunda casa, toque a 1ª casa e depois, a 3ª.

Devemos adquirir uma certa fluência na ordem das notas da escala, partindo das outras notas além do dó. Verifique abaixo:

RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ RÉ

MI FÁ SOL LÁ SI DÓ RÉ MI

FÁ SOL LÁ SI DO RÉ MI FÁ

SOL LÁ SI DÓ RÉ MI FÁ SOL

LÁ SI DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ

SI DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI

 

Adquira também fluência na ordem inversa das notas:

DÓ SI LÁ SOL FÁ MI RÉ DÓ

SI LÁ SOL FÁ MI RÉ DÓ SI

LÁ SOL FÁ MI RÉ DÓ SI LÁ

SOL FÁ MI RÉ DÓ SI LÁ SOL

FÁ MI RÉ DÓ SI LÁ SOL FÁ

MI RÉ DO SI LÁ SOL FÁ MI

RÉ DÓ SI LÁ SOL FÁ MI RÉ

 

Agora, podemos seguir com a montagem da escala no violão ou guitarra. Mas, UTILIZAREMOS APENAS AS NOTAS ENCONTRADAS NAS 3 PRIMEIRAS CASAS, OU SEJA, 1ª POSIÇÃO.

Partindo da nota MI, 6ª corda solta, precisamos encontrar a próxima nota da escala. Já que memorizamos a ordem das notas conforme a tabela acima, sabemos que será a nota FÁ. Será alguma casa apertada, já que não há nenhuma corda solta que tenha esse nome. Consultaremos então a tabela de tom e semitons: da nota MI para a nota FÁ temos um semitom e da nota SI para a DÓ também. Então para encontrar a nota FÁ, basta andar uma casa, que representa o semitom no instrumento. Isso pode gerar dúvidas, já que não estamos apertando nenhuma casa. Mas, basta apertar a primeira casa da 6ª corda. OK.

Próximo passo: Qual é a próxima nota a ser encontrada, lembrando da ordem das notas? Após a nota FÁ, teremos a nota SOL na sequência da escala. Voltando à tabela: da nota MI para a nota FÁ temos um semitom e da nota SI para a DÓ também. Então, da nota FÁ para o SOL só pode ter tom, pois as únicas notas que possuem semitom entre elas são aquelas. Apertando a nota FÁ, que fica na 1ª casa, encontraremos a nota SOL andando DUAS CASAS, ou pulando uma. Pularemos a casa 2. A nota SOL se encontra na 3ª casa da 6ª corda.

Para prosseguir, precisamos utilizar a próxima corda, já que a ideia aqui é começar estudando a 1ª posição, que se encontra nas 3 primeiras casas. E precisamos achar a nota LÁ, que corresponde à sequência.

Percebemos que a própria 5ª corda solta é a nota LÁ, que dá continuidade à nossa escala.

Agora é a sua vez! Dê prosseguimento à escala de dó, utilizando apenas as 3 primeiras casas! Após chegar saté a 1ª corda, 3ª casa, faça a volta da escala até a 6ª corda solta.

Dicas:

 

  • Pense sempre na ordem das notas na escala, para saber a próxima nota a ser encontrada
  • Em seguida, pense se entre a nota que você está apertando e a próxima, há tom ou semitom, portanto, memorize bem a estrutura da escala para saber.
  • Utilize as cordas soltas sempre que possível.

Cheque as respostas aqui.

 

Dúvidas? Basta entrar em contato conosco!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil