Como ter uma voz afinada para cantar?
Por: Lígia G.
17 de Agosto de 2017

Como ter uma voz afinada para cantar?

Canto Iniciante

Olá! Hoje trago um post especial para os cantores. E a dúvida que muitos têm é: Como saber se sou afinado? Como ter uma voz afinada? Vamos à alguns pontos que responderão isso. Vamos lá?

Para ter uma voz afinada, é necessário:

1- Escutar e repetir É muito importante que você faça exercícios básicos de escuta e repetição. Você pode pegar o teclado e tocar um nota, depois tentar repetir esta mesma nota. Confira se a nota que você produziu com a voz e a nota do teclado combinam. Se tiver dúvidas, grave esse estudo. Ouça no vídeo se a sua voz está combinando perfeitamente com a nota do teclado. Isso pode ajudar muito se você for iniciante, aos poucos terá mais facilidade com a afinação.

2- Imaginar o desenho melódico de um trecho da música Ao escutar a música, não tenha pressa em sair cantando, pegue pequenos trechos e perceba se as notas que o cantor faz estão subindo ou descendo (indo para o agudo ou grave) e imagine o desenho que faz o trecho. Se você tem dificuldade, faça isso com bastante calma.

3- Respiração Dependendo de como você está apoiando, isso também pode influenciar na afinação. Às vezes a sua dificuldade nem é nas notas, mas em como fazer o corpo produzir isso. Estude o apoio e as diferentes maneiras de apoiar.

4- Projeção A projeção também é um fator determinante na afinação, visto que se você tiver dificuldade em soltar a voz, a afinação pode cair bastante. Tem que trabalhar e ir soltando aos poucos. Cuidado com os extremos, notas agudas demais ou graves demais, estas você pode ter mais dificuldade com a afinação.

Bem, esses são alguns pontos que considero os principais que determinam se você vai cantar afinado ou não. Se você quiser ter um acompanhamento individual, me contate para marcarmos uma aula!

 

Até a próxima!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil