Interpretação de partitura de guitarra
Por: Lígia G.
27 de Janeiro de 2015

Interpretação de partitura de guitarra

Teoria Musical Partitura

Hoje vamos começar a estudar a interpretação de partituras, para quem já toca e quer saber como ler e tocar uma música que está transcrita.

 

Vou usar desta vez o exemplo da música Detroit Rock City do Kiss

 

 

A primeira coisa a que nos deparamos ao ver essa partitura, são os acordes. Temos a cifra e o diagrama onde cada acorde é bem especificado, ou seja, a posição de acorde que encontramos aí foi a preferida para esta música; se você quiser tocar exatamente como ela foi transcrita, utilize as formas de acordes que encontramos aí, ou na partitura  que você possui e deseja executar. No caso desta música temos a predominância dos powerchords e de algumas tríades simples.

Logo, encontramos a palavra Intro, que logo deduzimos ser introdução. É importante prestar atenção nesse detalhe, pois nessas partituras sempre há a indicação das partes da música, o que facilita a nossa análise e por consequencia, ajuda-nos a memorizar a música com mais facilidade.

Abaixo, encontramos Fast Rock, que é o ritmo em que a música se encontra e semínima= 184, ou seja, o andamento da música, que é bem rápido, 184 pulsos por minuto.

Triplet feel é uma forma de escrita simplificada, utilizamos colcheias ao invés das tercinas para a escrita ficar mais simples, mas elas soarão como tercinas, ou seja, subdivisão ternária. Ao ouvir a introdução da música, repare que a subdivisão claramente não é binária como na maioria das músicas do estilo.

Assista também a este vídeo, onde ouvimos riffs velozes em subdivisão ternária. Isso é o triplet feel.

 

Triplet feel

 

 

As siglas N.C significam nada mais que "no chord", não há acorde nesse trecho, apesar da sugestão entre parêntes de C#m.

Enfim, verificamos a transcrição de duas guitarras, que podemos facilmente identificar pela ligação entre os sistemas.

 

 

Outro detalhe que aparece bastante nessa música é a sustentação dos powerchords de um compasso para outro, quando isso acontece mudando de uma página à outra, o acorde é escrito entre parênteses na tablatura, sem necessidade de rearticular.

 

 

Na sequência, temos a primeira parte e o ritmo 1, que será tocado pelas duas guitarras. Nessa parte temos a ausência da tablatura, que antes acompanhava a partitura. Temos o ritmo que deverá ser tocado pelos powerchords acima da melodia da voz.

Por enquanto é isso, nos próximos posts continuo com a explicação, fiquem ligados!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil