Leitura de notas no violão e guitarra

Teoria Musical Partitura
Leitura de notas no violão e guitarra
Lígia Gonçalves
em 27 de Janeiro de 2015

Hoje aprenderemos um pouco sobre a leitura de notas na partitura de violão e guitarra. Abaixo, temos a pauta, que é composta de 5 linhas e 4 espaços. Contamos as linhas e espaços de baixo para cima.

 

 

 

Vemos que para fazer uma leitura alternamos linhas e espaços. Temos, na sequência: 1ª linha, 1º espaço, 2ª linha, 2º espaço, 3ª linha, 3º espaço, etc. É assim que vamos inserir as notas na pauta. Por enquanto, começaremos com a clave de sol, que é a utilizada para leituras na guitarra e no violão.

 

 

A primeira nota que aprendemos a ler é a nota mi e localiza-se no 4º espaço da pauta. Encontre-a acima. Esta nota é simplesmente a 1ª corda do violão solta.

A próxima nota será a nota fá. Ela se encontra na 5ª linha da pauta. Como observamos na figura acima, a nota fá será na 1ª corda apertando-se a 1ª casa.

A terceira e última nota desta nossa primeira etapa é a nota sol, que ficará acima da 5ª linha. Para encontrá-la no violão, basta apertar na 1ª corda, a 3ª casa.

Ou seja, nesta lição estudaremos apenas as notas na 1ª corda do violão ou guitarra (já que os dois instrumentos possuem mesma leitura)

1º exercício

 

Para iniciar sua leitura, estude primeiro falando o nome das notas, na sequência que você as encontra. Essa figura redonda que você vê em cada nota é a semibreve e isso significa que a nota vai se estender por 4 tempos. Ou seja, você vai falar: mi i  i  i, sem fazer pausa até que termine os 4 tempos.

                                                1 2 3 4

Após se acostumar com a visualização das notas na pauta, você precisa estudar a localização destas notas no braço do violão. Faça a leitura, dizendo o nome da nota e tocando no instrumento, bem devagar. Após estudar desta forma algumas vezes logo você terá facilidade para fazer a leitura.

2º exercício

 

 

 

Nesse segundo exercício, encontramos mais algumas dificuldades. Estudaremos a mínima, figura que dura 2 tempos. Você vai estudar da mesma forma, lendo as notas em voz alta, e contando 2 tempos com os dedos. Após se acostumar com as notas e seus tempos, vá até o violão ou a guitarra e toque a sequência lentamente. 

 

Dicas para adquirir fluência na leitura:

 

  • Faça sempre a leitura em voz alta, contando os tempos com os dedos, antes de passar para o instrumento
  • Estude lentamente até assimilar bem
  • No seu caderno pautado, crie exercícios utilizando semibreves e mínimas
  • Estude as notas no violão sem a partitura também, falando o nome em voz alta. Se quiser, você também pode cantá-las com o seu instrumento, assim você também estará treinando o ouvido.
  • Estude bem estas 3 notas até não ter dúvidas quanto a tempos, localização no braço, localização na pauta.
 
Bons estudos!

 

 

Mongaguá / SP
Graduação: Licenciatura em Música (UNISANTANA)
Sou professora de música, espanhol e cultura hispânica. Metodologia de aprendizado acelerado em idioma, focado no que é importante aprender, tornando o aprendizado muito mais rápido e eficiente, para quem quer realmente falar. As aulas de música são também muito práticas e focadas no estilo musical do aluno, trabalhando muito a percepção, a concentração e o desenvolvimento da autonomia do aluno, para que ele mesmo possa tirar suas músicas numa etapa mais avançada.
Violão Popular, Piano Popular, Espanhol Iniciante, Teclado Básico, Teclado Intermediário, Teclado Avançado, Violino Iniciante
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil