Leitura de notas no violão e guitarra
Por: Lígia G.
27 de Janeiro de 2015

Leitura de notas no violão e guitarra

Teoria Musical Partitura

Hoje aprenderemos um pouco sobre a leitura de notas na partitura de violão e guitarra. Abaixo, temos a pauta, que é composta de 5 linhas e 4 espaços. Contamos as linhas e espaços de baixo para cima.

 

 

 

Vemos que para fazer uma leitura alternamos linhas e espaços. Temos, na sequência: 1ª linha, 1º espaço, 2ª linha, 2º espaço, 3ª linha, 3º espaço, etc. É assim que vamos inserir as notas na pauta. Por enquanto, começaremos com a clave de sol, que é a utilizada para leituras na guitarra e no violão.

 

 

A primeira nota que aprendemos a ler é a nota mi e localiza-se no 4º espaço da pauta. Encontre-a acima. Esta nota é simplesmente a 1ª corda do violão solta.

A próxima nota será a nota fá. Ela se encontra na 5ª linha da pauta. Como observamos na figura acima, a nota fá será na 1ª corda apertando-se a 1ª casa.

A terceira e última nota desta nossa primeira etapa é a nota sol, que ficará acima da 5ª linha. Para encontrá-la no violão, basta apertar na 1ª corda, a 3ª casa.

Ou seja, nesta lição estudaremos apenas as notas na 1ª corda do violão ou guitarra (já que os dois instrumentos possuem mesma leitura)

1º exercício

 

Para iniciar sua leitura, estude primeiro falando o nome das notas, na sequência que você as encontra. Essa figura redonda que você vê em cada nota é a semibreve e isso significa que a nota vai se estender por 4 tempos. Ou seja, você vai falar: mi i  i  i, sem fazer pausa até que termine os 4 tempos.

                                                1 2 3 4

Após se acostumar com a visualização das notas na pauta, você precisa estudar a localização destas notas no braço do violão. Faça a leitura, dizendo o nome da nota e tocando no instrumento, bem devagar. Após estudar desta forma algumas vezes logo você terá facilidade para fazer a leitura.

2º exercício

 

 

 

Nesse segundo exercício, encontramos mais algumas dificuldades. Estudaremos a mínima, figura que dura 2 tempos. Você vai estudar da mesma forma, lendo as notas em voz alta, e contando 2 tempos com os dedos. Após se acostumar com as notas e seus tempos, vá até o violão ou a guitarra e toque a sequência lentamente. 

 

Dicas para adquirir fluência na leitura:

 

  • Faça sempre a leitura em voz alta, contando os tempos com os dedos, antes de passar para o instrumento
  • Estude lentamente até assimilar bem
  • No seu caderno pautado, crie exercícios utilizando semibreves e mínimas
  • Estude as notas no violão sem a partitura também, falando o nome em voz alta. Se quiser, você também pode cantá-las com o seu instrumento, assim você também estará treinando o ouvido.
  • Estude bem estas 3 notas até não ter dúvidas quanto a tempos, localização no braço, localização na pauta.
 
Bons estudos!

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil