Trabalho para o curso "Construções melódicas"- Análise e apreciação

Teoria Musical
Trabalho para o curso "Construções melódicas"- Análise e apreciação
Lígia Gonçalves
em 22 de Abril de 2015

Trabalho para o curso "Construções melódicas"- Análise e apreciação

Música "So What"

 

Assista o vídeo indicado e anote neste arquivo aqui, o minuto e segundo em que aparecem ao menos um de cada elemento musical a seguir descrito:

1. Frase construída com determinada lógica de progressão de intervalos ou arpejos

R: Frase a partir de 00:13.

2. Frase com intenção de pergunta e que em seguida é respondida com a repetição da pergunta complementada com a resposta.

R: Frase a partir do 00:33.

3. Frase que retoma a intenção de outras frases tocadas anteriormente em no início da música.

R: Frase a partir de 03:20.

4. Frase que é construída com a repetição de notas em que o ritmo é o foco principal para exprimir a coesão musical.

R: Frase 06:23.

5. Depois de ter localizado os itens acima, localize duas frases que exprimem para você intenções distintas e explique tais intenções. Como por exemplo,  uma frase empolgante e outra melancólica, uma frase nervosa e outra calma etc…

R: Frase a partir de 03:39, é uma frase agitada. Frase 01:45 é uma frase tranquila.

6. Construa um pequeno texto de aproximadamente 5 linhas abordando suas impressões pessoais sobre as improvisações realizadas nesta música.

R: As improvisações variam evidentemente de acordo com cada instrumentista. O primeiro, utiliza muito dos motivos do tema, desenvolvendo toda sua improvisação assim, utiliza muitas notas longas e arpejos. O segundo improvisador utiliza muitas notas curtas, semicolcheias e tercinas e faz pausas, evitando sustentar as notas. Faz frases pergunta-resposta passando por todas as notas da escala. O terceiro improvisador também utiliza notas curtas, mas de vez em quando utiliza semínimas, começando suas frases sempre nos tempos fracos, remetendo também ao tema. O piano utiliza predominantemente de colcheias, acordes e faz pausas. A música é muito bem trabalhada pelos improvisadores, que mesclam seus estilos, combinando com o tema.

Mongaguá / SP
Graduação: Licenciatura em Música (UNISANTANA)
Sou professora de música, espanhol e cultura hispânica. Metodologia de aprendizado acelerado em idioma, focado no que é importante aprender, tornando o aprendizado muito mais rápido e eficiente, para quem quer realmente falar. As aulas de música são também muito práticas e focadas no estilo musical do aluno, trabalhando muito a percepção, a concentração e o desenvolvimento da autonomia do aluno, para que ele mesmo possa tirar suas músicas numa etapa mais avançada.
Violão Popular, Piano Popular, Espanhol Iniciante, Teclado Básico, Teclado Intermediário, Teclado Avançado, Violino Iniciante
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil