Como o marketing será impactado com a chegada do metaverso.
Foto de Loren S.
Por: Loren S.
17 de Fevereiro de 2022

Como o marketing será impactado com a chegada do metaverso.

Marketing Geral Marketing Digital Publicidade e Propaganda Branding Profissional facebook

Metaverso: O que é

O metaverso é uma descrição visual de um mundo virtual 3D (Um mundo alternativo) o qual está conectado diretamente a uma plataforma e um servidor (pertencentes a uma empresa como por exemplo a microsoft), e atualmente as experiências na Internet são bidimensionais, ou seja, a navegação é realizada pela tela do dispositivo mobile ou desktop.

Objetivo principal do metaverso em relação a experiência de usuário

 
Todo o metaverso, se executa em uma esfera 3D pode ser acessado através de fones de ouvido, óculos ou relógios conectados. Os mundos real e digital são integrados usando tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
 
A principal diferença em comparação a tecnologia atual é que, o usuário estará imerso em um espaço tridimensional, onde ele consegue ter a sensação de estar dentro da própria web e experimentar uma conexão de maneira mais imersiva e parecida com o mundo real.
 
Os usuários se encontrarão e se comunicarão com representações digitais, assim como em jogos, os usuários terão avatares digitais, e com eles será possível explorar novas áreas e criarão conteúdo.
 
A ideia é que o metaverso se torne um espaço virtual colaborativo onde possamos socializar, brincar, trabalhar e aprender.
 

Marketing Digital e o Metaverso

 
Atualmente em algumas plataformas metaverso é possível executar comercializações, através de moedas digitais (bitcoins e afins) e moedas da própria plataforma, adquiridas normalmente via compra por boleto e/ou cartão de crédito.
Muitas marcas tem investido firmemente nesta novidade, disponibilizando produtos que podem ser comprados diretamente pelo metaverso.
 
E temos desde terrenos para construção de casas e comércios (físicos e virtuais) que reproduz locais que existem no mundo físico, roupas e acessórios, experiências em shows exclusivos, alugueis de escritórios virtuais e muito mais.
 
Através dessa transformação o marketing tem aprimorado cada vez mais, desenvolvendo estudos e análises dos usuários para desenvolver ofertas adequadas as novas expectativas.
 

Interação e integração

 
Para o campo de aprendizagem e trabalho o metaverso propõe maior integração e uma comunicação mais objetiva e facilitada. Muitas organizações tem estudado a implantação desta tecnologia com objetivo de facilitar o home office e integrar todas as esferas da empresa, otimizando assim o tempo e produtividade.
Levando em consideração que toda essa esfera pode ser personalizada para cada organização de acordo com a demanda dos seus colaboradores e alunos.
 

O metaverso é uma realidade, mas não exatamente para "agora"

 
Existe muito estudo para a implementação oficial do metaverso, levando em consideração que cada país tem um desenvolvimento tecnológico diferente, bem como, cada profissional de tecnologia busca aprimorar ao máximo toda esta "nova realidade".
 

Ok, e você se pergunta, mas se não é para agora, quando será lançado?

 
Pelo menos para o Brasil, com a chegada do 5G está prevista meados de 2022, existe a inicialização de uma imersão a essa nova tecnologia. No entanto, é possível que o metaverso seja lançado na próxima década, ou até mais adiante.
Loren S.
Loren S.
Nova Iguaçu / RJ
Responde em 1 dia
Identidade verificada
1ª hora grátis
3,7
nota média
63
avaliações
R$ 40
por hora
Especialização: Contabilidade gerencial e sistemas de informação (PUCRS)
Marketing - Redes Sociais, Marketing - Ensino Médio, Marketing
Domine administração, contabilidade, marketing digital e mais. Transforme sua carreira agora!

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto