Como o marketing será impactado com a chegada do metaverso.
Por: Loren S.
17 de Fevereiro de 2022

Como o marketing será impactado com a chegada do metaverso.

Marketing Planejamento De Marketing Marketing Digital Princípios do Marketing Técnicas de Marketing Marketing Pessoal Gestão Marcas Publicidade Propaganda Branding Profissional Curso superior metaverso Tecnologia inteligência artificial facebook meta microsoft realidade virtual realidade aumentada

Metaverso: O que é

O metaverso é uma descrição visual de um mundo virtual 3D (Um mundo alternativo) o qual está conectado diretamente a uma plataforma e um servidor (pertencentes a uma empresa como por exemplo a microsoft), e atualmente as experiências na Internet são bidimensionais, ou seja, a navegação é realizada pela tela do dispositivo mobile ou desktop.

Objetivo principal do metaverso em relação a experiência de usuário

 
Todo o metaverso, se executa em uma esfera 3D pode ser acessado através de fones de ouvido, óculos ou relógios conectados. Os mundos real e digital são integrados usando tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
 
A principal diferença em comparação a tecnologia atual é que, o usuário estará imerso em um espaço tridimensional, onde ele consegue ter a sensação de estar dentro da própria web e experimentar uma conexão de maneira mais imersiva e parecida com o mundo real.
 
Os usuários se encontrarão e se comunicarão com representações digitais, assim como em jogos, os usuários terão avatares digitais, e com eles será possível explorar novas áreas e criarão conteúdo.
 
A ideia é que o metaverso se torne um espaço virtual colaborativo onde possamos socializar, brincar, trabalhar e aprender.
 

Marketing Digital e o Metaverso

 
Atualmente em algumas plataformas metaverso é possível executar comercializações, através de moedas digitais (bitcoins e afins) e moedas da própria plataforma, adquiridas normalmente via compra por boleto e/ou cartão de crédito.
Muitas marcas tem investido firmemente nesta novidade, disponibilizando produtos que podem ser comprados diretamente pelo metaverso.
 
E temos desde terrenos para construção de casas e comércios (físicos e virtuais) que reproduz locais que existem no mundo físico, roupas e acessórios, experiências em shows exclusivos, alugueis de escritórios virtuais e muito mais.
 
Através dessa transformação o marketing tem aprimorado cada vez mais, desenvolvendo estudos e análises dos usuários para desenvolver ofertas adequadas as novas expectativas.
 

Interação e integração

 
Para o campo de aprendizagem e trabalho o metaverso propõe maior integração e uma comunicação mais objetiva e facilitada. Muitas organizações tem estudado a implantação desta tecnologia com objetivo de facilitar o home office e integrar todas as esferas da empresa, otimizando assim o tempo e produtividade.
Levando em consideração que toda essa esfera pode ser personalizada para cada organização de acordo com a demanda dos seus colaboradores e alunos.
 

O metaverso é uma realidade, mas não exatamente para "agora"

 
Existe muito estudo para a implementação oficial do metaverso, levando em consideração que cada país tem um desenvolvimento tecnológico diferente, bem como, cada profissional de tecnologia busca aprimorar ao máximo toda esta "nova realidade".
 

Ok, e você se pergunta, mas se não é para agora, quando será lançado?

 
Pelo menos para o Brasil, com a chegada do 5G está prevista meados de 2022, existe a inicialização de uma imersão a essa nova tecnologia. No entanto, é possível que o metaverso seja lançado na próxima década, ou até mais adiante.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil