
O que é estratégia

em 05 de Novembro de 2023
Quando tratamos de gestão de projetos, temos por objetivo desenvolver dentro de um planejamento, ações pensadas e mensuradas dentro de um período de tempo, esta pode ser a definição literal de projetos. Mas afinal no que consiste um projeto?
O que é um projeto?
Projeto é um termo frequentemente usado, em muitas organizações, por um grande número de pessoas e nos mais variados contextos.
Segundo Turner e Müller (2002), a definição clássica de projeto é: "Projeto é um empreendimento único, no qual recursos humanos, materiais e financeiros são organizados de forma a tratar um escopo único de trabalho a partir de uma dada especificação, com restrições de custo e de tempo, para atingir uma mudança benéfica definida por meios de objetivos quantitativos e qualitativos.".
Existem ao todo 5 tipos prncipais de projetos, estes são:
1- Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP - MGP-SISP
A MGP-SISP foi elaborada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cujo objetivo é fornecer subsídios para os órgãos alinharem os processos de trabalho, criarem a documentação adequada e padronizarem o gerenciamento de projeto por meio de boas práticas na área.
2-PMBOK - A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos). É um padrão, amplamente reconhecido pelos profissionais de gerenciamento de projetos, que descreve métodos, processos e melhores práticas.
3- ZOPP- Ziel Orientierte Projeckt Planung (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos)
O ZOPP é um método de planejamento que se baseia no Marco Lógico ( Logical Framework Approach), um instrumento de planejamento, implementação e gerenciamento de projetos desenvolvido para a USAID, agência do governo americano que teve o objetivo de acabar com o pobreza extrema no final dos anos 60.
4- RBM - Results Based Management (Gestão de projetos com base em resultados)
A RBM é uma metodologia utilizada pela Agência Canadense para o desenvolvimento Internacional ACDI/CIDA, que busca aproximar a estratégia de negócio das pessoas e dos processos, com vistas o obter o resultado prédeterminado no menor espaço de tempo possível. Os projetos são orientados objetivamente para os resultados.
5-IPMA - International Project Management Association (Associação Internacional de Gestão de Projetos)
O IPMA é resultado da união de um grupo de pessoas que, em 1965, criou um fórum de discussão para troca de informações e rede de relacionamentos de Gerentes de Projetos. A partir daí cresceu e hoje está presente no mundo todo atuando como associação de associações nacionais de gerenciamento de projetos. O IPMACompetence Baseline (ICB) é o padrão de competência para a gestão de projetos, publicado pela associação como o documento comum todas as suas associações membros. Como tal, a maioria do seu conteúdo centra-se na descrição dos elementos de competência de gerenciamento de projetos.
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto com o propósito de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos envolve a implementação de ações que visam a planejar, executar e controlar diversas atividades para alcançar os objetivos especificados.