Gestão de projetos
Por: Loren S.
07 de Outubro de 2021

Gestão de projetos

O que é um projeto e como funciona o gerenciamento

Marketing Gestão de projetos Administração Marketing Digital

Quando tratamos de gestão de projetos, temos por objetivo desenvolver dentro de um planejamento, ações pensadas e mensuradas dentro de um período de tempo, esta pode ser a definição literal de projetos. Mas afinal no que consiste um projeto?

O que é um projeto?

Projeto é um termo frequentemente usado, em muitas organizações, por um grande número de pessoas e nos mais variados contextos.

Segundo Turner e Müller (2002), a definição clássica de projeto é: "Projeto é um empreendimento único, no qual recursos humanos, materiais e financeiros são organizados de forma a tratar um escopo único de trabalho a partir de uma dada especificação, com restrições de custo e de tempo, para atingir uma mudança benéfica definida por meios de objetivos quantitativos e qualitativos.".

Existem ao todo 5 tipos prncipais de projetos, estes são:

1- Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP - MGP-SISP
A MGP-SISP foi elaborada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cujo objetivo é fornecer subsídios para os órgãos alinharem os processos de trabalho, criarem a documentação adequada e padronizarem o gerenciamento de projeto por meio de boas práticas na área.

2-PMBOK - A Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos). É um padrão, amplamente reconhecido pelos profissionais de gerenciamento de projetos, que descreve métodos, processos e melhores práticas.

3- ZOPP- Ziel Orientierte Projeckt Planung (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos)
O ZOPP é um método de planejamento que se baseia no Marco Lógico ( Logical Framework Approach), um instrumento de planejamento, implementação e gerenciamento de projetos desenvolvido para a USAID, agência do governo americano que teve o objetivo de acabar com o pobreza extrema no final dos anos 60. 

4- RBM - Results Based Management (Gestão de projetos com base em resultados)
A RBM é uma metodologia utilizada pela Agência Canadense para o desenvolvimento Internacional ACDI/CIDA, que busca aproximar a estratégia de negócio das pessoas e dos processos, com vistas o obter o resultado prédeterminado no menor espaço de tempo possível. Os projetos são orientados objetivamente para os resultados.

5-IPMA - International Project Management Association (Associação Internacional de Gestão de Projetos)
O IPMA é resultado da união de um grupo de pessoas que, em 1965, criou um fórum de discussão para troca de informações e rede de relacionamentos de Gerentes de Projetos.
A partir daí cresceu e hoje está presente no mundo todo atuando como associação de associações nacionais de gerenciamento de projetos. O IPMACompetence Baseline (ICB) é o padrão de competência para a gestão de projetos, publicado pela associação como o documento comum todas as suas associações membros. Como tal, a maioria do seu conteúdo centra-se na descrição dos elementos de competência de gerenciamento de projetos.

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto com o propósito de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos envolve a implementação de ações que visam a planejar, executar e controlar diversas atividades para alcançar os objetivos especificados.

 

R$ 50 / h
Loren S.
Nova Iguaçu / RJ
Loren S.
3,9 (55 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 41 horas de aula
Tarefas resolvidas 76 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Publicidade e Propaganda Marketing no Curso Superior Marketing Mix
Especialização: Ux Research (Ux Unicórnio)
Domine administração, contabilidade, marketing digital e mais. Transforme sua carreira agora!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil