planejamento estratégico de alta eficiência para empresas
Por: Loren S.
17 de Agosto de 2021

planejamento estratégico de alta eficiência para empresas

Como formular um planejamento do zero

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Determine a missão, visão e valores da corporação

A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite as crenças da organização.

  • missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
  • valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.

Estabeleça as metas e os objetivos desejados

Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.

As metas, em especial, devem seguir um padrão conhecido como SMART:

Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Analise o ambiente interno da organização

Faça uma lista dos principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação.

Analise o ambiente externo

Deve-se levar em consideração o ambiente externo, estudar as estratégias dos concorrentes, e percepção dos clientes. Tenha como objetivo encontrar oportunidades e ameaças para sua empresa.

segmente os clientes em quatro principais aspectos:

  • geográficos: cidade, estado, país, etc.;
  • demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
  • psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
  • comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.

Trabalhe a estratégia de comunicação

Estudando seu público você consegue compreender o tom de fala, os meios de comunicação mais utilizados por eles e principalmente o momento certo de realizar a abordagem.

Disponha de estratégias de diferenciação, como as principais e genéricas abaixo:

  • diferenciação: busca fazer com que a empresa se destaque das demais pela qualidade dos produtos/serviços;
  • liderança de baixo custo: objetiva ganhar o mercado pelo preço competitivo;
  • foco: busca ganhar um pequeno segmento do mercado, agindo com foco.

Plano de ação 5W2H

5w

  • What? O quê?
  • Why? Por quê?
  • Who? Quem?
  • Where? Onde?
  • When? Quando?

2h

  • How? Como?
  • How much? Quanto custa?
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