Determine a missão, visão e valores da corporação
A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, bem como respeite as crenças da organização.
- missão: é a razão pela qual a empresa existe;
- visão: é onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
- valores: são os princípios inegociáveis, de que não se abre mão.
Estabeleça as metas e os objetivos desejados
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos.
As metas, em especial, devem seguir um padrão conhecido como SMART:
Metas SMART é um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
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Analise o ambiente interno da organização
Faça uma lista dos principais recursos que serão necessários para alcançar as metas e os objetivos, avaliando se eles se encaixam como pontos fortes ou fracos da corporação.
Analise o ambiente externo
Deve-se levar em consideração o ambiente externo, estudar as estratégias dos concorrentes, e percepção dos clientes. Tenha como objetivo encontrar oportunidades e ameaças para sua empresa.
segmente os clientes em quatro principais aspectos:
- geográficos: cidade, estado, país, etc.;
- demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
- psicográfico: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
- comportamental: atitudes, benefícios buscados, etc.
Trabalhe a estratégia de comunicação
Estudando seu público você consegue compreender o tom de fala, os meios de comunicação mais utilizados por eles e principalmente o momento certo de realizar a abordagem.
Disponha de estratégias de diferenciação, como as principais e genéricas abaixo:
- diferenciação: busca fazer com que a empresa se destaque das demais pela qualidade dos produtos/serviços;
- liderança de baixo custo: objetiva ganhar o mercado pelo preço competitivo;
- foco: busca ganhar um pequeno segmento do mercado, agindo com foco.
Plano de ação 5W2H
5w
- What? O quê?
- Why? Por quê?
- Who? Quem?
- Where? Onde?
- When? Quando?
2h
- How? Como?
- How much? Quanto custa?