Abelhas e Flores
Por: Lucas T.
02 de Abril de 2019

Abelhas e Flores

Sistema de Polinização por Abelhas

Biologia Ecologia Botânica e Zoologia

     As abelhas formam um grupo com mais de 16 mil espécies e modo de vida que difere entre solitário ou social. A maioria das abelhas se alimentam exclusivamente de recursos florais, tais como pólen e néctar. Os recursos florais como óleo e resina são utilizados para construção de ninhos, e algumas espécies de abelhas solitárias como os membros da tribo Euglossini, coletam essências florais, principalmente de orquídeas por isso são conhecidas como abelhas das orquídeas, alguns pesquisadores sugerem que esse comportamento esteja principalmente envolvido na reprodução destes animais. As interações deste grupo de polinizadores com as flores melitófitas (apresentam características que permitem a polinização deste grupo, tais como: plataforma de pouso, cores e recursos atrativos, entre outros) é muito estreita e antiga e isto beneficia a ambos, tanto as plantas visitadas quanto as próprias abelhas que as visitam.

     Entre os agentes polinizadores bióticos, as abelhas merecem um grande destaque, pois estes animais dependem exclusivamente dos recursos florais para sua sobrevivência. No Brasil estima-se cerca de 1678 espécies descritas em cinco Famílias: Apidae, Halictidae, Megachilidae, Adrenidae e Colletidae. Suas espécies variam em tamanho (2 - 50mm), forma e coloração, hábitos de nidificação e modo de vida (social ou solitário). Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todas as abelhas vivem em sociedade/colmeias (hábito de vida subsocial e eusocial), existem algumas espécies que apresentam hábito de vida solitário (não apresentam nenhum comportamento social, os ninhos geralmente são construídos em lugares protegidos, geralmente em cavidades no chão ou de algum material, sendo o mais comum a madeira, algumas espécies também nidificam em tubos de cartolina muito utilizados em ninhos armadilha, estes ninhos possuem células de cria onde em cada célula é depositado o ovo junto com alimento necessário para o desenvolvimento do indivíduo) ou possuem ferrão, é o caso da tribo Meliponini, também conhecidas como abelhas sem ferrão, possuem modo de vida social e produzem mel de alta qualidade, sendo um grande atrativo econômico para muitos apicultores.

 

    Figura 1: Euglossini (Euglossa cordata)                        Figura 2: Jataí (Tetragonisca angustula)

 

            

          Figura 3: Ninhos de Abelhas Solitárias - Tese Frederico Teixeira (2011)

 

Muitas plantas dependem exclusivamente da visita de abelhas para gerarem frutos, como é o caso do maracujazeiro que depende da visita das abelhas mamangava para gerarem o fruto tão apreciado pelos brasileiros. A polinização em si é o processo de transferência de pólen (gameta reprodutivo masculino) para o estigma (estrutura reprodutiva feminina) e este processo possui requisitos muito abrangentes tais como: compatibilidade e receptibilidade do estigma ao grão de pólen, tipo de reprodução e sistema de polinização necessário a planta, o visitante precisa realizar visitas legítimas (contribuem para a polinização: precisa tocar as estruturas reprodutivas da planta antera e estigma para mediar o processo de polinização) entre outros fatores. Muitos agricultores utilizam ninhos de abelhas para aumentar a produtividade de seus cultivos, entre os cultivos mais beneficiados pela polinização de abelhas está o tomate. O tomateiro pertence à família Solanaceae, uma característica marcante deste grupo de plantas é que o recurso exclusivo oferecido é o pólen, e geralmente seus polinizadores apresentam um comportamento de polinização por vibração (buzz pollination) onde o visitante pousa na flor e vibra partes do corpo para coletar pólen, neste processo ele acaba polinizando a flor que terá grande chance de produzir o fruto.

 

 

        Figura 4: Mamangava (Xylocopa frontalis)             Figura 5: Polinização da Flor do Tomateiro

 

A verdade é que sem as abelhas, realmente não existiriam a maior parte dos alimentos comercializados atualmente, além da grande extinção de espécies animais e vegetais. Provavelmente você já ouviu isso antes, mas tenho certeza que agora consegue entender porque dizem isso, a resposta é bem simples: existe uma harmonia na natureza, um depende do outro, um sistema ecológico bem ramificado, onde, se um desses ramos for cortado todos os outros serão afetados. Quer ajudar a preservar as abelhas? É muito simples, seja nas grandes cidades, áreas rurais ou mesmo regiões bem preservadas, apenas evite o uso indiscriminado de inseticidas e principalmente cultive flores no seu jardim, além disso existem muitas associações internacionais preocupadas com o manejo e conservação das abelhas, entre as mais conhecidas no Brasil está a A.B.E.L.H.A. Bom, ainda tem muito o que falar sobre estes importantes polinizadores, caso queira saber mais deixe seu comentário, será empolgante te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essas criaturas tão importantes e trabalhadoras que estão sempre ao nosso redor mesmo quando não percebemos sua presença.

 

 

Referência Bibliográfica

RECH, André Rodrigo et al. (Ed.). Biologia da polinização. Projecto Cultural, 2014.

TEIXEIRA, FREDERICO MACHADO. Aculeata (insecta, hymenoptera) em ninhos-armadilha em diferentes tipos fitofisionômicos de mata atlântica no estado do Rio de Janeiro. 2011. Tese de Doutorado. Tese de doutorado, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, RJ.

R$ 40 / h
Lucas T.
São João da Barra / RJ
Lucas T.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biodiversidade de insetos Metodologia do Trabalho Científico (Biologia) Botânica Econômica
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF))
Professor de ciências biológicas. Leciono as disciplinas de ciências e biologia - fundamental ii, médio e enem. Utilizo metodologias ativas de ensino.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil