A vida na faculdade - parte 1
Luís Tauhyl
em 27 de Novembro de 2014

Esse texto é dedicado aos meus leitores estudantes do Ensino Médio! Mas é óbvio que eu espero que todos leiam, desde os mais novos, para irem se preparando com o que virá no futuro, até os mais experientes, que já passaram pela Universidade e sabem muito bem os perrengues que se passam por lá.

Aproveitando, peço também que os universitários ou ex-universitários contribuam com o texto contando algum fato engraçado que lhes ocorrera durante a faculdade. Posso até fazer uma série de historinhas engraçadas para publicar aqui, o que acham?

Bom, a fase universitária é mágica. Tentei achar outra palavra para colocar aqui, mas "mágica" traduz muito bem o que se passa durante 4 ou 5 anos de nossas vidas. 

Começando pela aprovação! Ahh, a aprovação! Bate aquele sentimento legal de "Caramba! Fui aprovado na ..... (insira aqui o nome da sua facul!)". Eu fiz Biologia na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba e o dia em que soube da aprovação foi show! Fui até São Carlos fazer a matrícula junto com a minha amiga Anna Carolina, levei trote (foi um trote super legal, nada violento como os que a gente vê hoje em dia), conheci meus veteranos, meus futuros colegas de sala, enfim, muitas pessoas bacanas. A ficha da aprovação só foi cair meses depois, no início das aulas.

Então, as aulas começaram! Lembro da minha primeira aula, que foi de Química para Biocientístas. O conteúdo dessa aula no primeiro dia foi tranquilo, nada muito assustador. Pensei: "Poxa, legal! A matéria é parecida com a do colegial, tá tranquilo!". Isso só durou até a primeira prova: tirei 3,2! Que vergonha! Nunca havia tirado uma nota tão baixa na vida! Agora sim a ficha havia caído: estou na Faculdade! Outras provas vieram e consegui recuperar a nota.

As matérias do Ensino Superior são mais difíceis e as provas, mais puxadas. Por isso não reclamem de uma avaliação pesada do colegial e sim guardem o fôlego para depois. Existirão matérias mais fáceis e outras difíceis. Isso é inevitável. Durante a faculdade vocês irão se acostumar com noites mal-dormidas (de estudos...e de festas também!), vão aprender a tomar café/energético, fazer trabalhos em grupo, ler textos gigantes para um seminário ou discussão em aula, falar em público, escrever trabalhos, NORMAS DA ABNT (sim, eu escrevi em Caps Lock pois elas são muito importantes [e chatas tb!]), e muitas outras coisas.

O mais legal desses anos são os amigos! Fazer as atividades da faculdade seria um pé-no-s.... sem essas pessoas maravilhosas. 

São várias as ocasiões nas quais os nossos amigos podem salvas nossas vidas (ou pelo menos o semestre). Seja por colocarem o seu nome no trabalho, (sendo que você nem sabe sobre o que ele é), seja por assinarem seu nome na lista de presença em um dia pós-festa (lê-se: ressaca) ou só por passar uma colinha durante um prova ferrada. Enfim, os amigos são para todas as horas!

A Universidade possibilita adquirir muitas outras coisas, além do conhecimento. Cultura é uma das principais. Por conviver com pessoas de vários locais, diferentes mentalidades e histórias de vida, crescemos muito. Durante a faculdade eu conheci o Maracatu, um ritmo brasileiro, lá do Nordeste, e muito contagiante! Fiz parte da Bateria de Maracatu Matinta Perera e aprendi a amar esse tipo de música, desde a grave batida do bombo, os repiques da caixa e o balanço do xequerê. Tentei fazer capoeira, mas não deu muito certo... também tentei jogar futebol de salão e, também, não tive sucesso! Aprendi a dançar forró e um pouco de samba de gafieira! Aí sim eu me dei bem! Nas primeiras aulas eu fui comparado com um monobloco, mas melhorei com o tempo.

O que eu quero dizer com tudo isso é que a faculdade contribui muito com a personalidade que vamos ter depois do curso! Eu, pelo menos, saí diferente da UFSCar e tudo isso que eu escrevi teve o seu valor.

Eu vou parar de escrever e torcer para que vocês contribuam contando algum fato ou um acontecimento engraçado vivido durante a faculdade (nada muito constragedor, por gentileza!). Podem me mandar por aqui ou através do inbox da página do Facebook que eu faço uma coletânea e posto aqui para darmos umas risadas!

Abraços!

Sorocaba / SP

7 avaliações
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICID- EAD)
Olá, pessoal! Meu nome é Luís Gustavo, sou formado em Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFSCar, tenho Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação e sou também licenciado em Ciências Biológicas pela UNICID. Já venho trabalhando com educação há alguns anos. Tenho experiência em aulas particulares ou para pequenos grupos e também ministro aulas em escolas particulares. Já trabalhei com identificação de insetos, principalmente moscas e mosquitos e fui palestrante convidado em Escolas Púb ...
Biologia para Ensino Fundamental, Biologia - Concursos Públicos, Biologia para Fuvest, Pré-vestibular de Biologia, Biologia - Pré-Vestibulinho ETEC, Reforço Escolar em Biologia, Biologia para Vestibular
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 39 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil