A vida na faculdade - parte 2

História da Arte
A vida na faculdade - parte 2
Luís Tauhyl
em 28 de Novembro de 2014

Pessoal!! Aqui vai o primeiro "depoimento" sobre uma parte importantíssima da vida durante a faculdade: a República! Quem me enviou foi a leitora (e minha prima) Milena Moreli!

 "Nossa me identifiquei com cada palavra que você escreveu!! O que provavelmente não serei a única! Lógico que eu tinha que vir aqui para contar a minha história né? Afinal não me bastava passar numa faculdade e ir morar longe eu tinha que ir logo morar em outro estado!!!

Depois daquele sentimento de: “Caramba! Fui aprovada em Farmácia na Universidade Federal de Ouro Preto - MG!” Veio a dúvida: onde eu vou morar? Lá em OP rola muito esse dilema de morar em república ou não. Por isso acho que seria legal eu contar um pouquinho sobre minha experiência republicana, certo?

Bom, eu definiria “morar em república” com uma palavra: DIFÍCIL!!! Caso alguém pensou que eu iria rasgar sedas está muito enganado! Morar em república é difícil demais, mas por outro lado foram os melhores anos da minha vida! Chorei igual “bezerro desmamado” (abafa!!) na minha despedida.

Morar em república requer apenas uma coisa: escolha! Ninguém vai te obrigar a morar num lugar onde você não quer, por isso se você fez a sua escolha batalhe por ela! Morar em república lá em OP te ensina muita coisa, ensina que você não é ninguém ainda e por isso tem que respeitar os mais velhos e as regras daquele lugar, que muitas vezes pode não fazer sentido no começo, mas depois faz; ensina que lugar ao sol a gente conquista, não ganha; ensina que morar com pessoa de estados, criação, culturas e manias completamente diferentes das sua não é impossível, é só uma questão de respeito; ensina que as coisas não são da maneira como você quer, mas sim como o coletivo quer; ensina que respeitar os limites dos outros é o primeiro passo para respeitarem o seu...enfim é tanta coisa que fica difícil enumerar.

Mas para mim a melhor parte de você morar em república é a oportunidade de escolher seus próprios irmãos!! Parece clichê dizer isso, mas sim, nós viramos irmãos! São pessoas que se preocupam com você, que te querem bem, que fazem das tripas coração para te ajudar. É um carinho que fica para a vida toda!

E se você morar em uma república em OP vai entender o valor de um quadrinho na parede!!!"

Mi, muito obrigado pela colaboração!

E você? Tem alguma história sobre os seus anos de faculdade?

Abraços!

 

Obs: a imagem que ilustra o artigo não é minha, e sim de um programa da TV Futura.

Sorocaba / SP

7 avaliações
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICID- EAD)
Olá, pessoal! Meu nome é Luís Gustavo, sou formado em Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFSCar, tenho Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação e sou também licenciado em Ciências Biológicas pela UNICID. Já venho trabalhando com educação há alguns anos. Tenho experiência em aulas particulares ou para pequenos grupos e também ministro aulas em escolas particulares. Já trabalhei com identificação de insetos, principalmente moscas e mosquitos e fui palestrante convidado em Escolas Púb ...
Biologia para Ensino Fundamental, Biologia - Concursos Públicos, Biologia para Fuvest, Pré-vestibular de Biologia, Biologia - Pré-Vestibulinho ETEC, Reforço Escolar em Biologia, Biologia para Vestibular
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 39 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil