Para professores de Matemática: dicas para ensino I
Luís Tauhyl
em 12 de Dezembro de 2014

Olá, amigos!

Nesses dias de final de bimestre/semestre/ano é muito frequente a busca por professores particulares pelos alunos que estão de recuperação final.

A maioria dos alunos que eu tenho buscam tirar dúvidas sobre matemática, física e química, ou seja, as tão temidas exatas. Trabalhando com esses alunos, percebo que a dificuldade deles não é em relação ao conteúdo em si, mas em alguns detalhes da matemática básica!

Hoje eu ajudei um aluno que foi mal nas provas durante o bimestre e agora ficou de recuperação final. Observando as avaliações corrigidas, percebi que sua dificuldade era em relação aos sinais em equações do primeiro grau: se um número, ou a incógnita, está em um lado do sinal de igual e deseja-se passá-lo para o outro lado, deve-se mudar o sinal. Para facilitar o seu entendimento, criei um método um pouco mais lúdico do que a simples explicação que se ouve nas escolas: o método "Robin Hood"! 

É simples: o Robin Hood é o sinal de igual. Os número positivos são as pessoas ricas da Floresta de Sherwood, pois o sinal positivo tem dois traços (+), enquanto os números negativos são o pobres, com apenas um traço (-). Assim, todas as pessoas ricas que passam por Robin Hood tem um dos seus traços roubados (os números positivos, ricos, tornam-se negativos, pobres). Todos os pobres passam por Hood e ficam ricos (os negativos, pobres, tornam-se positivos, ricos).

Espero que essa contribuição seja útil para muitos outros alunos! 

Até logo!

 

Obs: a imagem que ilustra o artigo está incompleta. Se alguém se interessar, por favor entre em contato que eu a envio.

Sorocaba / SP

7 avaliações
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICID- EAD)
Olá, pessoal! Meu nome é Luís Gustavo, sou formado em Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFSCar, tenho Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação e sou também licenciado em Ciências Biológicas pela UNICID. Já venho trabalhando com educação há alguns anos. Tenho experiência em aulas particulares ou para pequenos grupos e também ministro aulas em escolas particulares. Já trabalhei com identificação de insetos, principalmente moscas e mosquitos e fui palestrante convidado em Escolas Púb ...
Biologia para Ensino Fundamental, Biologia - Concursos Públicos, Biologia para Fuvest, Pré-vestibular de Biologia, Biologia - Pré-Vestibulinho ETEC, Reforço Escolar em Biologia, Biologia para Vestibular
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 39 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil