Biologia no ENEM: o que vai cair?
em 07 de Março de 2017
Olá, amigos!
Nesses dias de final de bimestre/semestre/ano é muito frequente a busca por professores particulares pelos alunos que estão de recuperação final.
A maioria dos alunos que eu tenho buscam tirar dúvidas sobre matemática, física e química, ou seja, as tão temidas exatas. Trabalhando com esses alunos, percebo que a dificuldade deles não é em relação ao conteúdo em si, mas em alguns detalhes da matemática básica!
Hoje eu ajudei um aluno que foi mal nas provas durante o bimestre e agora ficou de recuperação final. Observando as avaliações corrigidas, percebi que sua dificuldade era em relação aos sinais em equações do primeiro grau: se um número, ou a incógnita, está em um lado do sinal de igual e deseja-se passá-lo para o outro lado, deve-se mudar o sinal. Para facilitar o seu entendimento, criei um método um pouco mais lúdico do que a simples explicação que se ouve nas escolas: o método "Robin Hood"!
É simples: o Robin Hood é o sinal de igual. Os número positivos são as pessoas ricas da Floresta de Sherwood, pois o sinal positivo tem dois traços (+), enquanto os números negativos são o pobres, com apenas um traço (-). Assim, todas as pessoas ricas que passam por Robin Hood tem um dos seus traços roubados (os números positivos, ricos, tornam-se negativos, pobres). Todos os pobres passam por Hood e ficam ricos (os negativos, pobres, tornam-se positivos, ricos).
Espero que essa contribuição seja útil para muitos outros alunos!
Até logo!
Obs: a imagem que ilustra o artigo está incompleta. Se alguém se interessar, por favor entre em contato que eu a envio.