Tópicos em Biologia Molecular - especulando questões da FUVE
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Por: Luís T.
19 de Fevereiro de 2015

Tópicos em Biologia Molecular - especulando questões da FUVE

Biologia Genética Biologia molecular Biotecnologia ENEM Geral Vestibular

E notável o avanço da tecnologia aplicada aos sistemas biológicos nos dias atuais.

Tendo isso em vista, os examinadores frequentemente adicionam questões sobre biotecnologia e descobertas da ciencia nos vestibulares. No entanto, durante uma aula de Biologia Molecular e ação gênica dias atrás, a aluna me chamou a atenção para uma questão que se distoava das outras. Essa cobrava conceitos que eram frequentemente associados ao Ensino Superior da área de Biológicas, mas que agora "invadia" o rol de perguntas de uma prova da Universidade Estadual de Alagoas.

Geralmente, as questões de Biologia Molecular não saem muito do padrão, mas esse me instigou a rever alguns conceitos que eu só havia ouvido falar durante a faculdade. Por isso, achei importante trazer até vocês a questão em si e a explicação sobre esses conceitos (junto com o gabarito, claro).

Vamos lá. A questão é a seguinte:

"(UNEAL - 2013) Muito tem sido aprendido sobre como as instruções genéticas escritas em um alfabeto de apenas 4 “letras” – os quatros diferentes nucleotídeos de DNA – direcionam os processos subcelulares. Em relação ao fluxo da informação genética, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Trancrição

2. Tradução

3. Splicing

4. Replicação

5. Capeamento de precursores do RNA mensageiro.

(  ) Processo catalizado pela DNA polimerase.

(  ) Processo que consiste na adição de um "quepe" (7-metilguanosina) a extremidade 5' de determinados transcritos primários.

(  ) Processo que envolve atividade de peptidil transferase.

(  ) Processo catalizado pela RNA polimerase.

(  ) Processo que consiste na remoção de introns e junção dos éxons.

Qual a sequencia correta, de cima para baixo?

a) 4 - 5 - 2 - 1 - 3

b) 2 - 1 - 3 - 5 - 4

c) 4 - 5 - 2 - 3 - 1

d) 5 - 4 - 1 - 2 - 3

e) 3 - 1 - 4 - 2 - 5

 

Uma explicação rápida sobre os conceitos mais frequentes sobre assunto que estão presentes na questão: Replicação, transcrição e tradução.

O DNA é a onde todas as nossas "informações" estão guardadas. Cor da cabelo, cor dos olhos, predisposição para algumas doenças, características em gerais. Cada célula do nosso corpo (com algumas exceções) possui DNA, e como cada nova célula que aparece necessita do DNA, ele, então, precisa ter a capacidade de se multiplicar. Essa é a Replicação. Esse processo tem ajuda da molécula DNA polimerase.

As nossas caracterísitcas, que estão contidas no DNA, serão expressas através de proteínas. Essa proteínas não saem do DNA como num passe de mágica. Antes elas precisam ser transcritas em um código muito parecido com o DNA, mas que outros componentes das células possam compreender e transformar as informações "teóricas" em "práticas". Assim o DNA é transcrito em RNA mensageiro (RNAm) (Transcrição), ou seja, ele vai levar uma mensagem para que o RNA tradutor (RNAt) possa desempenhar seu papel e traduzir toda a informação contida no DNA em, finalmente, proteínas. A transcrição é auxiliada pela RNA polimerase.

O RNAt faz uma troca de códigos. A cada três letras da mensagem do RNAm, o RNAt traz uma "ideia". Cada ideia é chamada de aminoácido e vários aminoácidos (ideias) formam uma proteína (a mensagem do DNA finalmente traduzida!). Esses aminoácidos soltos não tem o efeito necessário para que o organismo os utilize, por isso eles precisam ser ligados pela enzima peptidil transferase! Agora temos a Tradução.

Tentei simplificar ao máximo esses conceitos, que são os mais frequentes em provas (até para não ficar muito extenso), mas agora eu gostaria de apresentar pra vocês o Splicing e o Capeamento.

A replicação e a transcrição é feita no núcleo das células, e a tradução, no citoplasma.

Assim, o RNA mensageiro precisa fazer uma pequena viagem, do núcleo para o local da tradução. Essa viagem é necessária para que o RNAm passe por um amadureciemento antes de estar pronto para ser traduzido em proteínas.  O amadurecimento que estamos falando é dividido em três partes: "fortalecimento" (capeamento), criação de "mensagens-falsas" (poliadenilação - que não está no exercício) e "lapidação" (splicing). 

Ao iniciar sua viagem, o RNAm recebe uma molécula que age como uma capa protetora, fortalecendo e protegendo a mensagem contra enzimas destruidoras do próprio núcleo. Essa molécula é a 7-metilguanosina, conhecida como "quepe" ou CAP, em inglês, e esse é o capeamento.

Mesmo com proteção,  o precavido RNAm também cria uma mensagem-falsa no fim de sua mensagem verdadeira, cheia de "A"s (adeninas). Essa é uma estratégia caso alguma enzima destruidora ache a mensagem, assim ela irá destruir apenas as letras que não possuem importancia significativa para o RNAm.

Uma vez no citoplasma, antes de começar a tradução, o RNAm deve passar por uma lapidação para que algumas partes "não importantes" da mensagem sejam descartadas. O splicing é um processo cujo os trecho codificantes do RNAm, chamados éxons, sejam separados dos trechos não codificantes, os íntrons. Depois que são separados, os vários pedaços de éxons são reunidos em uma única mensagem para, finalmente serem traduzidos em proteínas.

Caros, acredito que isso seja tudo.

O objetivo desse texto foi alertá-los para irem além das questões trazidas pelas apostilas e livros didáticos. Pesquisem um pouco mais sobre os temas que estão na mídia, principalmente sobre biotecnologia e DNA, pois são matérias que permitem uma infinita possibilidade de questões.

Caso tenham dúvidas sobre esse assunto, entre em contato para conversamos mais!

Ah, aliás, o gabarito da questão é a letra A.

Abraços

Luís T.
Luís T.
Sorocaba / SP
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Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (UNICID- EAD)
Biologia para Ensino Médio, Reforço Escolar em Biologia, Biologia para Ensino Fundamental
Professor de biologia, medicina legal e criminalística. Especialista em concursos públicos para polícia científica - sp

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