QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 2023
Por: Luiza C.
14 de Junho de 2023

QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 2023

Direito Direito Constitucional Aulas particulares Concursos Públicos para Iniciantes Concursos Públicos Curso superior Concurso Público Como passar em concurso público Revisão Estudar Para OAB 1ª fase Exercícios Dúvidas
1) No que se refere ao conceito de constituição, assinale a opção correta.

a)  A constituição dúctil é definida como um processo de integração, em permanente desenvolvimento, que, realizado de acordo com a dinâmica social, envolve fatores espirituais, sociais, individuais e coletivos.
b)  A constituição ubíqua é aquela que reproduz fielmente a soma dos fatores reais de poder que coexistem em uma sociedade.
c)  A constituição em branco é aquela que consagra limitações explícitas ao poder de reforma constitucional.
d)  A constituição suave é aquela que não contém exageros, não consagrando, ao exprimir o pluralismo social, preceitos que não possam ser vividos na prática.
e)  Denomina-se chapa-branca a constituição que se limita a garantir os direitos sociais, rompendo com a visão estatal-patrimonialista.
 
 
2) Acerca das formas de governo e de Estado, julgue os itens a seguir.

I. As principais características da monarquia são a vitaliciedade, a hereditariedade e a responsabilidade do governante.

II. O federalismo brasileiro é oriundo de um federalismo por segregação, também chamado de federalismo por desagregação ou movimento centrífugo.

III. As principais características da república são a temporariedade do mandato, a elegibilidade dos representantes e a irresponsabilidade dos governantes.

 
Assinale a opção correta.

a) Nenhum item está certo.
b) Apenas o item está certo.
c) Apenas o item II está certo.
d) Apenas o item III está certo.
e) Todos os itens estão certos.
 
 
3) A respeito dos sistemas e regimes de governo, julgue os itens subsecutivos.

I. O parlamentarismo caracteriza-se predominantemente pela divisão do Poder Executivo em duas partes: chefia de Estado, exercida pelo presidente, em uma República, ou pelo monarca, em uma monarquia; e chef ia de governo, exercida pelo primeiro ministro.

II. O presidencialismo é um sistema típico das monarquias.

III. A democracia direta é caracterizada pela eleição de representantes do povo, por meio do voto, além de mecanismos de participação popular, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.

 Assinale a opção correta.

a) Apenas o item está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens III estão certos.
d) Apenas os itens II III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
 
 
4) O sistema de freios e contrapesos é um mecanismo destinado ao

a) controle recíproco dos Poderes da República, sem prejuízo da autonomia conferida a cada um deles para o exercício de suas funções.

b) controle da legalidade dos atos e das atividades administrativas dos Poderes da República, devendo ser exercido por órgão com competência para solucionar os conflitos de direito a ele submetidos.

c) controle jurisdicional com poderes para restringir a autonomia e a independência dos Poderes da República, em circunstâncias específicas estabelecidas no arcabouço legal.
d) controle exercido pelo próprio cidadão por meio da utilização de mecanismos de fiscalização previstos na Constituição Federal, com o propósito de denunciar abuso dos Poderes da República.

 

5) Em relação ao constitucionalismo e ao sistema constitucional brasileiro, assinale a opção correta.

a) As Constituições simbólicas são aquelas que se preocupam com a eficácia das normas constitucionais em detrimento do reconhecimento dos valores sociais que elas impliquem.
b) No Brasil, adota-se o sistema de dupla revisão das normas constitucionais.
c) O denominado patriotismo constitucional apregoa o abandono de ideias nacionalistas e a busca de uma identidade política coletiva conciliada com uma perspectiva universalista comprometida com os princípios do Estado democrático de direito.
d) De acordo com a doutrina, em geral, a origem da constitucionalização do direito encontra-se na primeira Constituição Federal Brasileira, haja vista o seu conteúdo analítico e casuístico.
e) O marco histórico do neoconstitucionalismo no direito brasileiro data do reconhecimento dos preceitos democráticos e dos direitos básicos à liberdade, à propriedade e à segurança pela Constituição Federal de 1946.
 
 
6) Considerando o princípio da dignidade da pessoa humana e o rol de direitos fundamentais estabelecido na CF, além da doutrina e da jurisprudência a respeito da matéria, julgue o item subsequente.
 Um dos principais desdobramentos do princípio da dignidade da pessoa humana apontado pela doutrina é o princípio do mínimo existencial, o qual estabelece a obrigatoriedade de o Estado prover a todos os cidadãos condições materiais mínimas de sobrevivência.
Certo
Errado
 
 
7) Em relação às normas constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item seguinte.
 Parte das normas constitucionais não possui eficácia jurídica, porque depende de decisões políticas futuras.
Certo
Errado
 
 
8) De acordo com a jurisprudência do STF, julgue o item a seguir.
 O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, por se tratar de norma constitucional de eficácia plena, não pode ser objeto de restrição por nenhuma lei.
Certo
Errado
 
 
9) Considerando a tradicional classificação das normas constitucionais quanto à sua aplicabilidade e eficácia, assinale a opção correta.

a) Nas normas programáticas, o juízo de oportunidade e a avaliação da extensão do programa incumbem ao Poder Legislativo, no exercício de sua função legiferante.
b) Se determinado dispositivo da CF, aplicável de forma direta e imediata, não produzir todos os efeitos essenciais que dele se esperam a partir da sua entrada em vigor, tendo apenas a possibilidade de produzir esses efeitos, não poderá ser considerada como norma constitucional de eficácia plena, por depender de norma ulterior que o complemente.
c) O dispositivo da CF segundo o qual o direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica é norma constitucional de eficácia plena, pois, embora dependa de lei ulterior que a complemente, garante, desde sua entrada em vigor, o referido direito aos servidores.
d) O dispositivo constitucional que prevê o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional programática, pois institui a obrigação de o poder público legalizar as profissões que podem ser exercidas no país.
e) As normas constitucionais de eficácia contida são aquelas em que os interesses relativos a determinada matéria não foram suficientemente regulados pelo legislador, o que torna o exercício dos direitos criados por essas normas dependente de legislação posterior.
 
10) Julgue os próximos itens, acerca da eficácia de normas contidas na Constituição Federal de 1988 (CF).

O dispositivo constitucional que veda a cassação de direitos políticos é norma de eficácia plena. IdentificaPDF CEBRASPE – SEPLAD/DF – Edital: 2022

II O dispositivo constitucional que veda a utilização de organização paramilitar pelos partidos políticos é norma de eficácia limitada.

III É de eficácia contida a norma constitucional que determina que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa fixada em lei.

 Assinale a opção correta.

a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) D
 2) C 
3) A 
4) A 
5) C 
6) Certo 
7) Errado 
8) Errado 
9) A 
10) C
 
 
 
R$ 50 / h
Luiza C.
Rio de Janeiro / RJ
Luiza C.
5,0 (1 avaliação)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito - lei seca Direito - Formatação de Trabalhos Acadêmicos -TCC e Artigos científicos Direito - Fichamento
Graduação: Direito (IBMEC)
Professora de direito do trabalho e processo! Também presto auxílio para resolução de tarefas e estudos para concurso público. Vem que te ajudo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil