A música e o som
Por: Madelu L.
01 de Abril de 2021

A música e o som

O som, a música e suas definições.

Teoria Musical Teoria Apreciação Musical Básico Percepção Musical Partitura

A teoria musical é um estudo que muita gente se pergunta se é importante adquiri-lo. Bom, isso vai depender muito do que você busca na música, mas saiba que a teoria musical ela é estudada sempre. Quando você esta estudando algum instrumento musical, você terá a teoria voltada pra esse instrumento e para que você aprenda conceitos importantes que te auxilia o fazer musical. Vamos estudar agora conteudos importantes para que você saiba o que é musica.

O som é produzido pelas vibrações dos corpos elásticos e sentida e produzida pelo ouvido. Essa vibração, põe o ar em movimento na forma de ondas sonoras que se propagam em direções simultâneas e com isso, elas atingem a membrana do típano fazendo-a vibrar. Depois, são transformadas em impulsos nervosos e transmitidas ao cerebro que as indentifica como diferentes sons e codificadas no cérebro. As vibrações são duas:

  1. Regular: Produz sons de altura definida que chamamos de sons musicais ou notas musicais ( som do piano ou da guitarra por exemplo)
  2. Irregular: Produz sons de altura indefeinida que podemos chamar de barulhos ( som de um avião por exemplo)

Na música são usadas os dois tipos de vibrações, sons regulares que são produzidos por instrumentos musicais com notas definidas e sons irregulares que são produzidos por instrumentos de percussão.

O som possui caracteristicas importantes que são elas:

  1.  Altura:  Propriedade do som ser mais agudo ou grave. Em relação a viração do som, quanto maior a vibração do som, mais agudo ele será.
  2. Duração: Propriedade do som ser longo ou curto. em relação a vibração do som, é determinada pelo tempo de emissão das vibrações.
  3. Intensidade: Propriedade do som ser forte ou fraco. Em relação a vibração do som, é determinada pela força ou volume do agente que o produz. É o grau de volume sonoro.
  4. Timbre: É a cor do som de cada instrumento ou voz que é derivado dos sons harmônicos que acompanham os sons principais.

Todo e qualquer som musical produz essas caracteristicas acima simultâneamente. Depois de entendermos sobre os elemento primario da música, vamos para as definições sobre a música em sim.

  • Teoria musical: Analisa a grafia da musica e seus significados ( notas, valores, claves, compassos dentre outros) e os sistemas musicais ( escalas, intervalos dentre outros)
  • O que é a músca?: Sendo o som, o elemento primário da música, essa é a arte de combinar os sons simultâneamente e sucessivamente com ordem, equilíbrio e proporção de tempo.

A música possui uma estrutura caracteristica para sua composição. São elas:

  •  Melodia: Sâo sons dispostos sucessivamente.
  • Harmonia: São sons dispostos simultaneamente.
  • Ritmo: São sons dispostos em ordem e proporção que constituem a melódia e a harmonia.

É importante entendermos como ocorre o processo do fazer musical. Veja que existe muito elementos trabalhando quando você toca por exemplo um único acorde. Não é maravilhoso? Bons estudos!

 

 

R$ 75 / h
Madelu L.
Fortaleza / CE
Madelu L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Semiótica aplicada a literatura e áreas afins (UECE - Univeridade Estadual do Ceará)
Professora de ukulele, violão ,guitarra, baixo e teoria musical com 12 anos de experiência no mercado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil